Barragem rural de Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí está intensificando suas ações de prevenção a desastres naturais com foco especial nas pequenas barragens situadas em áreas rurais do município. A iniciativa visa mitigar riscos relacionados a eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, e garantir a segurança das estruturas hídricas que são essenciais para a sustentabilidade no campo.

Mapeamento inédito aponta 940 barramentos

A primeira etapa do programa, fruto de uma parceria entre a Defesa Civil, os departamentos de Agronegócio e Meio Ambiente da Prefeitura e a Faculdade de Tecnologia da Unicamp, identificou aproximadamente 940 pequenos barramentos localizados em propriedades particulares. Agora, o projeto avança para uma nova fase, que inclui visitas técnicas às áreas mapeadas para orientar os produtores e definir medidas preventivas.

“Há alguns anos, tivemos episódios de chuvas muito intensas em curto espaço de tempo, o que resultou no extravasamento de barragens e alagamento de áreas. Nosso objetivo é mitigar esses problemas, reduzir os riscos e assegurar a segurança dessas estruturas nas propriedades rurais”, explicou o diretor do Departamento de Agronegócio da UGAAT, Sérgio Pompermaier.

Orientações e diálogo com produtores

Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Gimenez, o trabalho é abrangente e será realizado em diálogo direto com os produtores. “Estamos identificando e mapeando todas as áreas hídricas em nosso município, com o objetivo de ajudar e orientar os proprietários rurais com as medidas preventivas, principalmente no que se refere aos barramentos. Esse trabalho inclui ações de orientação com base no mapeamento realizado, indicando como agir em situações de grande volume de água ou chuvas intensas. Essas orientações são fundamentais para fortalecer as medidas preventivas”, ressaltou.

Segurança hídrica e sustentabilidade no campo

O diretor do Departamento de Meio Ambiente da UGPUMA, Guilherme Lima, destacou o papel estratégico dos pequenos barramentos para a produção rural. “Esses pequenos barramentos são estratégicos para os períodos de estiagem, pois garantem a irrigação, possibilitam a criação de peixes e a dessedentação animal. Se mal cuidados, podem representar riscos, mas quando bem mantidos, funcionam como aliados da sustentabilidade e da produção rural. Estamos em uma frente inovadora, por isso o apoio da Faculdade de Tecnologia da Unicamp é fundamental para embasar as ações que serão adotadas em campo”, afirmou.

Próximos passos

Nos próximos meses, as equipes técnicas da Prefeitura irão intensificar o contato com os produtores rurais, apresentando o plano de ação e explicando as medidas preventivas recomendadas. A meta é promover a segurança das barragens, evitar alagamentos e contribuir com a sustentabilidade das atividades agrícolas da região.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4