
O Dia Nacional do Vinho, comemorado neste domingo (1º), ganha um sabor especial em Jundiaí, cidade reconhecida nacionalmente pela produção de uvas e vinhos artesanais. A data reforça o compromisso do município com a valorização das Rotas Turísticas e o aprimoramento da produção local, que atrai visitantes de diferentes regiões do país.
Durante visita à cidade, o casal de aposentados Odair Bondezan e Roselei Silva trouxe a amiga Ivete Felner para vivenciar essa experiência única. “Já fizemos a Rota do Vinho das outras vezes, mas hoje quisemos trazer a amiga para tomar do mesmo vinho que o Papa tomou. Quem vem a Jundiaí tem que fazer isso”, afirmou Odair, destacando o prestígio das bebidas produzidas na região.
Rota do Vinho: experiência consolidada e prestigiada
A gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura, Marcela Moro, lembrou a importância do vinho para o turismo local.
“Desde a sua reformulação em 2013, a Festa da Uva passou a ser também Expo Vinhos, como forma de prestigiar produtores da bebida no Município. De lá pra cá, já foram 11 edições contemplando os vinicultores, tendo a última edição recebido mais de 314 mil visitantes. Atualmente, entre as dez Rotas Turísticas municipais, uma é toda dedicada ao vinho, com 20 adegas, sem contar a presença delas em outras Rotas, como a da Cultura Italiana e da Uva”.
Essa estrutura sólida impulsiona não apenas o turismo, mas também a economia da cidade, conectando tradição, cultura e sabor em cada garrafa.
Tradição que atravessa gerações
No bairro do Caxambu, a história do vinho se entrelaça à da família Maziero. Clemente Maziero dá continuidade ao legado iniciado por seu avô Benedito e seu pai Pedro, tradição que agora chega aos filhos Douglas, Cássio e Gabriel. A vinícola familiar oferece 18 rótulos, entre vinhos finos e de mesa, secos e suaves, além de suco de uva, bagaceira e licor.
“Para nossa família, fazer vinho representa a alegria de tocar a história das gerações que vieram antes da nossa e a nossa fonte de renda. Tivemos o privilégio de servir dois Papas – Bento 16 e Francisco – em suas viagens ao Brasil e o de receber todo mundo que vem à cidade. Quem visita Jundiaí passa por aqui e nossas vendas são 99% feitas aqui no balcão, conversando com o consumidor final”, relatou Clemente.
A procura aumenta nas datas comemorativas e nas estações mais frias, mas é durante a Festa da Uva que o movimento atinge seu auge. “Há dias em que temos a alegria de atender a dez, doze ônibus que chegam aqui de uma vez só”, comemora o produtor.
Festival Dia do Vinho acontece em junho
Para ampliar ainda mais o alcance da produção local, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e a Rota do Vinho promovem entre os dias 19 e 22 de junho, o Festival Dia do Vinho, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Com funcionamento das 12h às 22h, o evento reunirá 13 vinícolas e oferecerá harmonizações, gastronomia variada, venda de artesanato e apresentações musicais.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]