Edição anterior da caminhada pela vida contou com dezenas de mulheres em pista de caminhada.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Uma das ações mais esperadas pela população em outubro, a Caminhada pela Vida, chega à sua terceira edição em 2024. Articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, é promovido pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com as Unidades de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e Promoção de Saúde (UGPS). O Hospital São Vicente (HSV) organiza a atividade, que conta com o apoio da DAE Jundiaí.

A Caminhada será realizada no dia 13 de outubro, às 8h30, no Parque da Cidade, em Jundiaí.

A participação é aberta a todos, sem a necessidade de inscrição prévia. O principal objetivo da Caminhada pela Vida é reforçar a importância da prática de atividade física e de hábitos saudáveis na prevenção do câncer de mama.

“A atividade física é essencial para manter o corpo saudável e, desta forma, previne o câncer, de maneira direta”, explica a Educadora Esportiva e Chefe da Divisão de eventos da UGEL, Marisa Bianco. Essa afirmação destaca a relevância da atividade física não apenas como uma prática saudável, mas também como uma estratégia de prevenção.

Caminhada pela Vida
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Caminhada pela Vida traz autocuidado e conscientização

Além disso, a Caminhada pela Vida tem como missão reforçar a importância do autocuidado na prevenção do câncer, que é a doença mais comum entre as mulheres. Neste ano, a população é convidada a participar usando uma camiseta rosa e levando uma garrafa de água para garantir a hidratação durante o evento.

Até o momento, 50 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama na rede pública de Jundiaí apenas neste ano, todas em tratamento no Ambulatório de Saúde da Mulher e no HSV.

Diagnóstico e tratamento

“A identificação precoce da doença é essencial para ampliar o prognóstico de cura. Os hábitos saudáveis alimentares e manter o corpo ativo são fatores que contribuem para a evolução do tratamento”, comenta a médica e referência em Saúde da Mulher da UGPS, Érika Pimenta, reforçando a necessidade de um evento como a Caminhada pela Vida.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]