Lateral de ônibus do transporte público de Jundiaí com adesivação de segurança sobre ponto cego
Foto: Prefeitura de Jundiaí

As ações para a campanha do Maio Amarelo terminaram em Jundiaí com a adesivação de segurança em ônibus do transporte público da cidade. O adesivo com o escrito “Cuidado! Ponto cego”, é direcionado a motociclistas e ciclistas, para garantir sua segurança durante o trajeto ao lado dos ônibus. Cada veículo receberá dois adesivos, um de cada lado. A expectativa é que sejam adesivados aproximadamente 600 avisos em toda a frota.

“O adesivo é colocado na altura ideal para ser visualizado pelo motociclista ou pelo ciclista, avisando sobre o chamado “ponto cego”, ou seja, o espaço que pode colocá-lo em risco no caso de uma manobra do ônibus”, informa o diretor do Departamento de Transporte Público, Leslie Litano Tealdi Nascimento.

O movimento do Maio Amarelo acontece anualmente, e busca maior conscientização de motoristas e pedestres no trânsito.

[tdj-leia-tambem]

De acordo com Leslie, a ideia do adesivo surgiu em conversas entre representantes das empresas que fazem o transporte público e técnicos da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte. Cidades internacionais e até mesmo São Paulo já utilizam da técnica para promover mais segurança no trânsito.

“A cada dia buscamos novas soluções que visam aumentar a segurança dos motoristas e, nesta ação, de ciclistas e motociclistas em especial”, explica o gestor de Mobilidade e Transportes, Aloysio Queiroz. “O Maio Amarelo atendeu nossas expectativas, com uma resposta muito boa de nossa sociedade.”

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Jundiaí promoveu diversas ações de conscientização no trânsito, como aulas especiais sobre educação no trânsito em escolas da educação infantil e uma ação de incentivo ao uso da passarela, com a CCR AutoBAn.