Reunião Escola da Gente
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí promove, ao longo desta semana, um ciclo formativo voltado aos estagiários de Pedagogia que atuam na rede municipal no segmento da Educação Inclusiva. A ação, parte do programa Escola da Gente, ocorre no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, e envolve cerca de 300 estagiários, distribuídos entre os períodos da manhã e da tarde.

Formação fortalece atuação dos estagiários da Educação Inclusiva

Durante os encontros, são trabalhadas atividades temáticas organizadas pelo Departamento de Educação Inclusiva. O objetivo é aprimorar a atuação dos estagiários junto aos estudantes com deficiência e suas famílias, promovendo acolhimento, desenvolvimento de competências e práticas pedagógicas mais sensíveis às necessidades desse público.

A gestora de Educação, Priscila Costa, destacou a importância da formação como parte de um conjunto mais amplo de medidas:

“Pensando no cuidado e formação com estes profissionais e no resultado do serviço oferecido pelas aprendizagens e demandas dos nossos estudantes, este ciclo de encontros soma-se às iniciativas do programa Escola da Gente neste segmento, como o aumento do valor da bolsa paga a esses estudantes, o número de vagas e a dinâmica de lotação deles em unidades escolares mais próximas de onde residem.”

Temas abordados: rotina, autocuidado e comportamento

O primeiro dia do ciclo formativo abordou as rotinas escolares, os procedimentos diários e a importância da comunicação com as famílias, além do atendimento compassivo às crianças. Já o segundo encontro teve como foco o desenvolvimento de autocuidados — como alimentação e saúde — e o impacto desses cuidados no processo de aprendizagem.

Para o terceiro dia, os participantes irão discutir o gerenciamento de comportamentos preventivos para ajudar na regulação emocional das crianças. Também está prevista a leitura do livro “O pinguim azul”, conduzida pela autora Michelly Gassmann, que é mãe atípica e compartilha sua vivência de forma sensível e educativa.

Última etapa destaca o papel transformador do profissional

Na etapa final do ciclo, o foco será o papel do profissional da Educação Inclusiva como agente de transformação. A proposta é provocar uma mudança de perspectiva, destacando as potencialidades e o futuro das crianças atípicas para além das dificuldades impostas por suas condições.

Formação segue com atividades online e envolve também cuidadores

A capacitação presencial dos estagiários será complementada com atividades assíncronas na próxima semana, incluindo leituras e vídeos temáticos. Além disso, cerca de 180 profissionais de apoio e cuidadores da rede municipal também passarão por formação presencial específica para sua atuação no segmento da inclusão.

Musicalização pedagógica com o programa Encantaê

O início das atividades formativas contou com a participação do Encantaê, programa de musicalização da UGE. Com dinâmicas lúdicas e pedagógicas, os estagiários participaram de jogos e brincadeiras musicais que podem ser replicados com os estudantes da rede.

As músicas utilizadas nas atividades estão disponíveis online, permitindo que tanto estagiários quanto educadores da rede municipal acessem o conteúdo e apliquem as propostas em sala de aula.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]