
A primeira edição da feira de empreendedorismo negro no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro atraiu visitantes interessados em cultura e diversidade. A vendedora aposentada Elenice Maria fez questão de prestigiar o evento e realizar compras.
“Vim conferir os produtos e aproveitei para comprar um incensário e um vestido. Você acha que eu ia aguentar ver essas coisas bonitas todas e não comprar? Feiras e atividades culturais como esta servem para enriquecer a sociedade, ainda mais com esta temática”, comentou a moradora da Vila Aparecida.
A feira faz parte das iniciativas da Rota Turística Afro, a nona Rota Turística lançada pela Prefeitura. O evento integra participantes com produtos inspirados na Cultura Africana e no Empreendedorismo Negro, oferecendo itens como acessórios, vestuário, alimentação, decoração e produtos dos segmentos de Economia Criativa e Sustentabilidade.
Nesta edição, que ocorre ao longo do dia, os visitantes puderam explorar seis barracas com diferentes segmentos, incluindo:
- Bolsas de crochê;
- Confeitaria de brownies;
- Produtos sustentáveis, como incensários, chaveiros, brincos, porta-chaves e porta-celulares;
- Peças rústicas de decoração;
- Camisetas estampadas em Silk Screen com artistas negros brasileiros e internacionais, além de referências indígenas;
- Vestuário variado, incluindo vestidos, macacões, blusas e roupas infantis;
- Salão de beleza especializado em tranças africanas e tererês, além de turbantes, brincos e outros acessórios de beleza.
Próximas edições da feira
A novidade já conta com mais duas edições programadas no Centro das Artes:
- 08 de abril
- 23 de abril As feiras ocorrerão sempre das 12h às 19h no Centro das Artes, localizado na Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro.
A programação das feiras acompanha os dias de formação da Rota Turística Afro, direcionada a guias, agências turísticas, expositores e atrativos de diversos segmentos interessados na exploração comercial da proposta. Os encontros são gratuitos, mas restritos a participantes previamente inscritos, e serão realizados na Sala Josette Feres.
Cronograma de palestras e encontros
- 27 de março: Palestras de Hubber Clemente, fundador da Afroturismo Hub e membro do Grupo de Trabalho do Afroturismo-SP, e Marcela Moro, gestora da Unidade de Agronegócio Abastecimento e Turismo da Prefeitura.
- 08 de abril: Palestra sobre Letramento Racial.
- 23 de abril: Roda de conversa sobre a presença histórica dos negros no Município.
- 13 de maio: Percurso mediado da “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí”, iniciativa de Educação Patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
[tdj-leia-tambem]