Distrito Industrial de Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí reafirma em 2025 sua força no cenário industrial paulista e nacional, consolidando-se como um dos principais polos produtivos do país. Com 555 indústrias ativas, que correspondem a 27,87% dos empregos formais locais, a cidade contabiliza 51.867 postos de trabalho exclusivamente no setor industrial.

Os dados são do Departamento de Licenciamento de Atividades, do Balcão do Empreendedor da Prefeitura de Jundiaí e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Crescimento do empreendedorismo impulsiona geração de empregos

Ao todo, Jundiaí soma 61.383 empresas em operação, responsáveis por 186.098 empregos formais, distribuídos entre os setores de serviços, indústria, comércio, construção civil e agropecuária. Apenas entre 1º de janeiro e 15 de maio de 2025, o município registrou a abertura de 898 novas empresas — um indicativo claro do ambiente propício ao empreendedorismo e à expansão dos negócios.

Confira os números detalhados:

Fonte: Prefeitura de Jundiaí/ CAGED

Infraestrutura logística garante vantagem competitiva

A infraestrutura estratégica e o ambiente institucional estável são fatores decisivos que atraem investimentos e consolidam Jundiaí como destino ideal para a instalação e expansão de empresas nacionais e multinacionais.

“A indústria depende da logística e a logística da indústria. Este é o ponto que faz a diferença no desenvolvimento econômico sob a ótica da geração de emprego, renda, arrecadação de impostos e PIB”, destaca o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser.

Conectada às principais rodovias do país, como Anhanguera e Bandeirantes, e com acesso facilitado aos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, além do Porto de Santos, via ligação ferroviária, Jundiaí se consolida como um hub logístico altamente atrativo para o setor produtivo.

Referência nacional e internacional em desenvolvimento industrial

“Somos referência local, nacional e internacional justamente por essa combinação estratégica entre infraestrutura, localização e ambiente de negócios favorável”, afirma o diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli. “Isso se reflete no número crescente de empresas e na força do nosso parque industrial.”

Os indicadores socioeconômicos reforçam esse protagonismo: Jundiaí apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado, de 0,857, e Produto Interno Bruto (PIB) per capita superior à média nacional, atingindo R$ 135 mil.

O prefeito Gustavo Martinelli enfatiza a importância do setor industrial para o desenvolvimento econômico da cidade: “Nossa gestão atua para criar um ecossistema favorável aos negócios. A indústria tem papel essencial na geração de empregos e riqueza para Jundiaí. Vamos continuar trabalhando para atrair novos investimentos, garantindo infraestrutura, segurança jurídica e qualificação da mão de obra.”

Jundiaí: tradição, inovação e sustentabilidade

Aliando tradição industrial à inovação e competitividade, Jundiaí se mantém como um dos principais motores da economia paulista e brasileira. Com bases sólidas e um ambiente fértil para o crescimento industrial, a cidade segue avançando rumo a um futuro pautado pelo desenvolvimento sustentável e pela inovação.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4