
Após a forte chuva que atingiu a cidade na noite de domingo (28), a Prefeitura de Jundiaí acionou uma ampla força-tarefa para atender as ocorrências registradas em diferentes regiões do município. Apesar das quedas de árvores, pontos de alagamento e danos pontuais, a situação está controlada e os serviços públicos seguem em funcionamento, sem registro de desabrigados.
De acordo com a Defesa Civil de Jundiaí, foram registrados 53 milímetros de chuva em apenas três horas — volume considerado elevado para um curto período, o que dificulta o escoamento da água, especialmente com a ocorrência de granizo. Em dezembro, o acumulado já chega a 398 milímetros. Em todo o mês de dezembro do ano passado, o total foi de 600 milímetros.
Atuação integrada reduziu impactos
Segundo Coronel Gimenes, coordenador da Defesa Civil, a atuação integrada foi essencial para reduzir os impactos do temporal.
“Desde as primeiras horas após as chuvas, nossas equipes atuaram na retirada de árvores e na limpeza das vias, em uma união de esforços para garantir mais conforto, segurança e qualidade nos serviços prestados à população. A rápida sinalização e liberação das vias minimizaram os impactos no trânsito e asseguraram a mobilidade e a segurança dos munícipes”.
Limpeza de vias e restabelecimento de serviços
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP) prosseguiu com os trabalhos nesta segunda-feira (29) para finalizar a limpeza de galhos e a desobstrução das vias. A CPFL Energia também estendeu os serviços para atender as regiões que registraram queda de energia elétrica em razão de árvores sobre a fiação.
“Estamos trabalhando desde o início da noite de ontem para restituir a normalidade dos serviços públicos no município”, destacou o secretário da SMISP, Jeferson Coimbra.
O trabalho conjunto entre as secretarias tem sido intensificado desde o início do ano, com aumento de 100% no efetivo da Defesa Civil e integração com as secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Transporte, Assistência e Desenvolvimento Social, além do apoio do Samu, Corpo de Bombeiros, Comgás e CPFL, especialmente nos casos em que árvores comprometem a rede elétrica.

Ocorrências registradas durante a chuva
Na noite de domingo, foram registradas duas quedas de árvores sobre veículos — uma no Jardim Guanabara e outra no Parque Brasília. Também houve uma ocorrência na Vila Alvorada, onde a queda de uma árvore atingiu um caminhão e o muro de uma residência. A família afetada foi orientada pela Defesa Civil e está alojada na casa de parentes.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte contabilizou 29 ocorrências relacionadas às chuvas e aos ventos, incluindo:
- Oito quedas de árvores ou galhos em vias importantes da cidade
- Um ponto de alagamento na esquina da Rua Jacyro Martinasso com a Avenida Luiz Latorre
- A queda de uma placa de navegação na Avenida da Uva
Também foram registrados problemas em 19 conjuntos semafóricos, todos devidamente sinalizados, com equipes acionadas para manutenção e restabelecimento.
A secretária de Mobilidade e Transporte, Ana Paula de Almeida, destacou a resposta rápida das equipes. “Nossas equipes atuaram de forma imediata na sinalização das vias, no apoio às ocorrências e no acompanhamento dos semáforos afetados, garantindo a segurança viária e a fluidez do trânsito mesmo diante de um evento climático intenso.”
Previsão do tempo para os próximos dias
A Defesa Civil informa que os próximos dias que antecedem o Réveillon devem ser marcados por calor intenso, sob influência de uma onda de calor, mantendo a sensação de abafamento. A previsão indica pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo pontual em todas as regiões do Estado de São Paulo.
As equipes seguem em alerta e monitoramento constante das áreas mais vulneráveis, reforçando o compromisso de resposta rápida para garantir a segurança da população e a normalidade dos serviços públicos em Jundiaí.
Em caso de emergência ou para comunicar queda de árvore, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.