
Com a construção iniciada em maio, o prédio da Clínica da Família e Unidade Pré-Hospitalar Ponte São João está com quase 10% de execução feita em dois meses. A movimentação intensa no canteiro de obras é derivada das ações de reforço estrutural, escavações e demais necessidades para a construção de dois andares que abrigarão atendimento da Atenção Básica e Urgência e Emergência da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí.
“O investimento que está sendo realizado na região da Ponte São João, para a construção do prédio da Clínica da Família e Unidade Pré-Hospitalar descentraliza o atendimento, leva o cuidado para a porta da casa do cidadão, amplia a resolutividade e a humanização do cuida. Na construção da Ponte São João, o serviço será referência para a região Leste, com cerca de 100 mil habitantes, com oferta de exames e consultas na própria região de moradia”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
O investimento na obra é orçado em R$ 8,3 milhões para a construção, no pavimento superior, com acesso pela Avenida Antenor Soares Gandra, de 15 consultórios, sanitários e vestiários masculinos e femininos (PNE), espera, almoxarifado, arquivo, sala de coleta e de inalação, copa, D.M.L, sala de esterilização, de expurgo, farmácia e salas de curativos e de vacinação.
Já no pavimento inferior, a Unidade Pré-Hospitalar contará com oito consultórios, D.M.L, três salas de esperas, esterilização, expurgo, farmácia, duas salas de medicação, duas salas de observação, procedimento, raio – X, curativo, emergência, sala de inalação, ultrassom, arquivo, vestiários e sanitários masculinos e femininos (PNE).
Atualmente, a obra está em execução de serviços referentes à movimentação de terra (corte, transporte e aterro); montagem do gabarito para locação da ampliação; arrasamento da cabeça da estaca; escavação, montagem e desmontagem das formas e lastro de concreto magro e concretagem das vigas de reforço; alvenaria de embasamento; escavação e montagem da armadura dos blocos do estacionamento.
[tdj-leia-tambem]
“A Clínica da Família Ponte São João atenderá no mesmo modelo que a unidade do Novo Horizonte, que foi premiado pela agilidade oferecida para a população. O prazo de consulta é de no máximo uma semana ou atendimento imediato, a partir do acesso avançado, além dos sistemas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’, que proporcionam agilidade e qualificação aos serviços oferecidos para a população”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Como na unidade já em funcionamento, tanto a Clínica da Família da Ponte São João, quanto a da Hortolândia (que está em fase final de construção), contam com oferta de exames diagnósticos de eletrocardiograma, ultrassom, análises laboratoriais e raio-x.