Jundiaí: Com a marca de 74.911 atendimentos, Janeiro Branco destaca cuidados com a saúde mental e emocional
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: Com a marca de 74.911 atendimentos, Janeiro Branco destaca cuidados com a saúde mental e emocional

Em 2021, a Rede de Atenção Psicossocial teve um aumento de 19% nos atendimentos voltados aos casos de depressão e ansiedade.

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), está preparada para oferecer um atendimento de qualidade aos munícipes para garantir saúde mental a todos. Pela campanha nacional “Janeiro Branco”, é importante ressaltar o tema e compreender que buscar o autocuidado é fundamental na manutenção da qualidade de vida. No ano de 2021, a RAPS teve um aumento de 19% nos atendimentos voltados aos casos de depressão e ansiedade.

A RAPS tem atendimento completo para a população, que ocorre por livre demanda, sem a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévios e é composta por serviços que garantem cuidado à saúde mental em seus diferentes níveis (Atenção Básica, Atenção Especializada e Hospitalar). No total, em 2021, foram realizados 74.911 atendimentos relacionados à saúde mental, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e serviços da Atenção Básica.

Alexandre Moreno Sandri, Coordenador de Saúde Mental, explica que é importante considerar que os cuidados vão muito além do atendimento em saúde, propriamente dito. “Existem diversos fatores, relacionados aos hábitos de vida, em que o indivíduo pode investir: vínculos sociais significativos, a realização de atividades prazerosas, a prática de exercícios físicos, o acesso à cultura e lazer, o contato com a natureza e o autoconhecimento”, disse.

O “Janeiro Branco” busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado em saúde mental, visto que as práticas de promoção e prevenção em saúde são sempre mais efetivas. “Ao perceber alguma dificuldade que gere uma necessidade de avaliação, recomendamos procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou, nos casos de maior gravidade, o CAPS de referência para o seu território, nos dias úteis, das 8h às 16h”, explica Alexandre.

A RAPS de Jundiaí está organizada a partir de ofertas aos diferentes graus de complexidade. Na Atenção Básica, a oferta de cuidado se dá nas 35 UBSs, apoiadas por oito equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF). Estas equipes contam com psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, médicos psiquiatras, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas, que prestam atendimento em conjunto com as UBSs, assim, cuidando das pessoas com sofrimento psíquico leve e moderado.

Já na Atenção Especializada, Jundiaí conta com quatro CAPS – sendo dois destinados ao atendimento de adultos (CAPS II e CAPS III), um infanto-juvenil (CAPS IJ) e um álcool e drogas (CAPS AD III) – e com a Enfermaria de Retaguarda em Saúde Mental no Hospital São Vicente de Paulo, voltada para as situações de agravamento da crise psíquica. O município conta, ainda, com uma equipe de Consultório na Rua, um Centro de Convivência (CECCO), duas Unidades de Acolhimento (UAs) e dois Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs).

À medida que a pessoa identifica sensações como tristeza recorrente, desânimo, sensação de apreensão, medos recorrentes, que se prolongam durante certo tempo e trazem prejuízos à vida cotidiana, é recomendado buscar pela avaliação de um profissional de saúde, que o auxiliará a compreender seu sofrimento e o conduzirá pelo tratamento mais adequado.

Jundiaí

Jundiaí recebe Estância Velha e Vinhedo na Rede Brasileira de Cidades das Crianças

O ato marca a entrada das cidades para a rede, que agora conta com 17 integrantes, com Jundiaí como sede.

Published

on

Jundiaí recebe Estância Velha e Vinhedo na Rede Brasileira de Cidades das Crianças
Em agosto, Jundiaí realiza o 2º Encontro da Rede Brasileira de Cidades das Crianças (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta segunda-feira (1º), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu os prefeitos e equipes de Estância Velha (RS) e Vinhedo (SP) para a assinatura do termo de adesão desses municípios à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. O ato oficial, realizado no Paço Municipal, marca a entrada das cidades para a rede, que agora conta com 17…

Continue Reading

Jundiaí

Sua opinião importa: participe da consulta pública para o orçamento de Jundiaí 2025

Os jundiaienses podem indicar as principais demandas da cidade, sugerir investimentos prioritários e deixar sua opinião sobre o orçamento municipal.

Published

on

Paço Municipal de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí pede ajuda da população para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí abre as portas para a participação da população na construção do orçamento municipal para o ano de 2025. Através de consulta pública, que estará aberta até o dia 20 de agosto, os cidadãos podem contribuir na identificação das principais demandas da cidade e na definição das prioridades de investimento. Para participar da Consulta Pública da Prefeitura…

Continue Reading

Jundiaí

Parque da Cidade de Jundiaí estende horário para aluguel de bikes nas férias de julho

O Parque da Cidade funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h e aos finais de semana, das 6h30 às 18h. Confira o passo a passo para alugar bicicletas.

Published

on

Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade de Jundiaí
O Parque da Cidade fica na Rod. João Cereser, Km 66 - Pinheirinhos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque da Cidade, um dos principais pontos de lazer de Jundiaí, preparou uma programação especial para as férias de julho. De 8 a 31 de julho, o PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) estenderá o horário para aluguel de bicicletas. Neste período, o Parque da Cidade disponibilizará suas bicicletas para que a população - adultos e crianças…

Continue Reading

Jundiaí

Serra do Japi: trilhas e aprendizado para crianças e jovens em Jundiaí

Published

on

Grupo de crianças e jovens caminhando em trilha na Serra do Japi, rodeados por vegetação densa e com monitores supervisionando.
Integrantes do Comitê das Crianças e Comitê dos Jovens andaram pelas trilhas da Serra do Japi - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma iniciativa para promover a conscientização ambiental, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí, em parceria com a Fundação Serra do Japi, realizou neste sábado (29) um passeio educativo pelas trilhas da Serra do Japi com integrantes do Comitê das Crianças e do Comitê dos Jovens. A atividade teve como objetivo principal apresentar a rica biodiversidade e…

Continue Reading

Jundiaí

Mundo das Crianças Jundiaí inaugura o Espaço das Águas em agosto

Novas áreas de lazer e a sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças fortalecem a qualidade de vida e o entretenimento em Jundiaí.

Published

on

Vista aérea do Espaço das Águas no Mundo das Crianças Jundiaí, mostrando lagos, áreas verdes e a cidade ao fundo.
Parque das Águas agrega mais uma área de proteção, educação e lazer para o Mundo das Crianças - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se prepara para receber uma nova área de lazer em agosto, ampliando ainda mais as opções de diversão para toda a família. O Mundo das Crianças Jundiaí, complexo de parques administrado pela DAE Jundiaí, ganhará o Espaço das Águas, uma área de 330 mil m² que promete encantar os visitantes com atrações para todas as idades. Um milhão de…

Continue Reading
Advertisement