
Na última sexta-feira (20), foi publicada a abertura de licitação para o restauro da EMEB Maria de Toledo Pontes, que também abriga o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), em Jundiaí (SP).
Ambos são equipamentos da Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura Municipal e estão instalados em um importante patrimônio histórico da cidade.
Com a conclusão da obra, serão abertas 120 novas vagas para atendimento de crianças de 4 meses a 3 anos e, além desta unidade, outras três obras serão realizadas para atender as regiões Leste, Oeste e Norte do município.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a educação é o caminho para transformar a realidade das crianças. “Com planejamento e gestão eficiente dos recursos, conseguimos renovar a ambiência de metade das escolas de Jundiaí. Outras quatro já estão com projetos encaminhados, seja em obras em andamento ou em fase de finalização”, completou.
Além da EMEB Maria de Toledo Pontes, a EMEB Prof.ª Adail de Oliveira Lenhaioli, localizada na Vila Esperança, também será completamente reformada para atender até 60 crianças de até 3 anos.
[tdj-leia-tambem]
Com essas duas obras, somam investimentos de aproximadamente R$ 12 milhões de reais, e tem como objetivo ampliar o atendimento do segmento da Educação Infantil I (creche) no município. A previsão de conclusão dessas obras é de 18 meses após o início de cada uma delas.
Os outros dois complexos que serão construídos atenderão as regiões Oeste, no Complexo Residencial Jundiaí; e Norte na EMEB Prof. Pedro Clarismundo Fornari. Ambos atenderão crianças de 4 até 10 anos de idade (Educação Infantil II e anos iniciais do Ensino Fundamental I) e, juntos, criarão cerca de 1,1 mil novas vagas.

Educação de Jundiaí em expansão
No Residencial Jundiaí, o novo prédio atuará junto com a EMEB Fernanda de Favre, que já funciona como creche, e oferecerá até 900 vagas para crianças de 4 a 10 anos. Essa obra está na fase final de elaboração do projeto e seguirá para a atualização do orçamento para que a licitação possa ser iniciada.
Na região do Rio Acima, as crianças participaram de reuniões com a gestão municipal para apresentar a proposta de construção de uma escola que integrará a nova EMEB com a EMEB Prof.ª Angela Rinaldi Bagne, que será reformada, compondo assim um complexo educacional que atenderá as crianças de 4 meses até 10 anos de idade.
“A proposta das crianças foi acolhida, e elas terão um prédio novo, moderno, totalmente acessível, com anfiteatro para uso da comunidade escolar aos finais de semana e a integração com a creche”, detalha a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.
Os investimentos serão viabilizados por recursos da CAF (Corporação Andina de Fomento), que também compôs os recursos para a reforma da EMEB Prof.ª Abigahil Alves Fêu Borim, no bairro Eloy Chaves.