Sensor climático
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí concluiu, no final de abril, a primeira etapa do projeto RESFRIA com a instalação de dois novos sensores de monitoramento climático nos bairros Distrito Industrial e Jardim Ermida. Com isso, a cidade já conta com 15 sensores ativos, de um total previsto de 37, voltados à coleta de dados para orientar ações de mitigação dos efeitos do calor extremo.

Monitoramento climático urbano em tempo real

Os sensores instalados realizam medições a cada 20 minutos, captando dados como temperatura do ar, umidade relativa e temperatura do ponto de orvalho. As primeiras informações começaram a ser registradas em março e permitirão a construção de um panorama detalhado das variações climáticas nas áreas urbanas de Jundiaí.

A escolha dos pontos de instalação segue critérios científicos que combinam zonas climáticas locais com diferentes classes de altitude.

“Essas zonas são definidas com base em características físicas como uso e cobertura do solo, rugosidade da superfície e relevo. Cada ponto instalado representa uma condição única do clima urbano em Jundiaí”, explica o pesquisador de pós-doutorado Dr. Paulo Rodrigo Zanin, integrante do projeto.

Integração com políticas públicas

Embora a definição técnica oriente as decisões, há exceções estratégicas. Um dos sensores foi instalado próximo ao programa Pé de Árvore, com o objetivo de monitorar diretamente os impactos locais da iniciativa. “Nesse ponto, o objetivo é monitorar os impactos locais do programa, o que justifica a escolha fora dos critérios padrões”, completa Zanin.

Para Guilherme Lima, diretor de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), essa primeira fase é essencial para a formulação de políticas públicas eficazes.

“Com esses 15 sensores, conseguimos informações em escala municipal que vão nos ajudar a mapear com maior precisão as zonas climáticas da cidade. A partir desses dados, será possível aplicar esse conhecimento nos planos de bairro, identificar áreas prioritárias para intervenções como arborização e avançar para uma nova fase, com foco em detalhamento por bairros.”

O que é o projeto RESFRIA?

O RESFRIA é um projeto interinstitucional desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e a PUC-Campinas, com foco na mitigação dos impactos do calor extremo em ambientes urbanos. A iniciativa busca integrar dados ambientais e socioespaciais para embasar políticas públicas voltadas ao conforto térmico, saúde e planejamento urbano.

Além da instalação dos sensores, o RESFRIA atua em frentes como o mapeamento de vulnerabilidades, arborização urbana e integração com programas como o Pé de Árvore e Horta Urbana.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]