Show musical “Além do Lá”, com a banda Aláfia para o Dia da Consciência Negra
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com atividades em diferentes espaços de Jundiaí, como o Museu dos Ferroviários e o Centro das Artes, a celebração do “Dia da Consciência Negra 2024” começa no dia 13 de novembro e segue até o dia 22, envolvendo uma série de rodas de conversa, shows, exposições e apresentações de dança.

A iniciativa é organizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e inclui atrações na 5ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), além de momentos de reflexão sobre a história e a identidade negra no município. Confira:

Roda de Conversa “Papéis da Resistência” abre as celebrações

As atividades para o Dia da Consciência Negra começam no dia 13 de novembro, às 18h30, no Museu dos Ferroviários, com a roda de conversa “Papéis da Resistência”. O evento, organizado pela UGC, apresentará documentos históricos sobre o período escravocrata e os movimentos de resistência em Jundiaí, com curadoria de especialistas como a paleógrafa Isabella Ferraro, do Arquivo Histórico, e o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini.

A mediação será conduzida por Valéria de Paula Ignácio. A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia.

Livro
Foto: Prefeitura de Jundiaí

5ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) integra a programação do dia 20 de novembro

No dia 20 de novembro, as celebrações do Dia da Consciência Negra continuam com a 5ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), que ocupará o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro das 9h às 20h.

A programação cultural do dia começa com uma intervenção artística da Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí, trazendo o elenco para uma performance ao ar livre em frente ao Centro das Artes.

Às 10h, na Sala Josette Feres, haverá uma intervenção inspirada na obra “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, com a participação de alunos da Fatec Jundiaí.

Na sequência da programaçãopara o Dia da Consciência Negra, a mesa de debate “Outro olhar da História de Jundiaí” abordará temas históricos e culturais, reunindo a doutoranda Michele Silva Joaquim, a diretora artística Vive Almeida e a dramaturga Flavia Thaína, com mediação de Valéria de Paula Ignácio. Uma leitura dramática realizada por Maísa Lopes encerrará a atividade.

Confira os ingressos disponíveis e horários aqui!

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos

Exposição e apresentações culturais marcam o Dia da Consciência Negra

A tarde contará com o tradicional Sarau da 8ª ZumbiTECA, que terá como tema “Reflexões e Jornada: O Empoderamento Negro Através da Arte, da Leitura e da Literatura”, com uma homenagem especial à artista Olga de Brito. A exposição da 8ª ZumbiTECA também será aberta na Galeria Olga de Brito, às 13h30, oferecendo um espaço de reflexão sobre a história e as contribuições da população negra para a cultura brasileira.

Diversos grupos locais, como a Premiere Escola de Dança e União Samba Rock, realizarão apresentações de dança na Sala Glória Rocha, a partir das 14h. Intervenções musicais com artistas de RAP, samba e pagode, além de DJs locais, também serão destaques no saguão do Centro das Artes, com apresentações do coletivo 183 Record, DJ Lensly, Quintal do Nego e DJ Xandon.

Encerramento com fórum e show da banda Aláfia

Encerrando da programação do Dia da Consciência Negra, 22 de novembro, será dedicado ao Fórum da Rota Afro Turística, que trará discussões sobre a criação de roteiros voltados ao público afro-brasileiro. Com início às 14h, o fórum é aberto a agentes de turismo, comerciantes, artistas e afroempreendedores.

Às 19h30, o encerramento fica por conta do show “Além do Lá”, com a banda Aláfia, que celebra seus dez anos de carreira com músicas inéditas. O show promete ser uma homenagem à cultura afro-brasileira, abordando temas como amor, dor, luta e tradição. Os ingressos para o espetáculo estarão disponíveis a partir do dia 21, nas bilheterias do Centro das Artes e pela plataforma Sympla.

Serviço

  • Roda de Conversa “Papéis da Resistência”
    Data: 13 de novembro
    Horário: 18h30
    Local: Museu dos Ferroviários – Espaço Expressa
  • Programação da 5ª FLIJ para o Dia da Consciência Negra
    Data: 20 de novembro
    Horário: 9h às 20h
    Local: Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro
  • Fórum da Rota Afro Turística e Show da banda Aláfia
    Data: 22 de novembro
    Horário: 14h (fórum) e 19h30 (show)
    Local: Sala Glória Rocha, Centro das Artes

As atividades do Dia da Consciência Negra 2024 em Jundiaí são uma oportunidade para valorizar e preservar a história da população negra na região, reforçando a importância da cultura e da memória coletiva.

[tdj-leia-tambem]