
A Prefeitura de Jundiaí oficializou a adesão do município ao CONDESU (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável), após aprovação unânime da Câmara Municipal. A medida representa um avanço estratégico na modernização da gestão pública e promete maior eficiência na prestação de serviços essenciais à população.

Contratações mais ágeis e eficientes
Com a entrada no consórcio, Jundiaí passa a ter acesso direto a um banco de empresas previamente cadastradas e habilitadas pelo CONDESU. Isso permite que o município realize contratações imediatas e sem licitação tradicional — sempre dentro da legalidade — para serviços como zeladoria urbana, gestão de resíduos sólidos, recapeamento de vias, iluminação pública e fornecimento de mão de obra e equipamentos.
Segundo o prefeito Gustavo Martinelli, a adesão reforça o compromisso da atual gestão com a eficiência e qualidade dos serviços públicos:
“A entrada de Jundiaí no CONDESU é mais um passo dentro do nosso compromisso com a modernização da gestão e a entrega de serviços de qualidade à população. Com esse consórcio, ganhamos agilidade e segurança jurídica para executar ações importantes, especialmente nas áreas de zeladoria e infraestrutura urbana”, afirmou.
Agilidade com segurança jurídica
De acordo com Marcos Galdino, gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), o consórcio atua como uma espécie de fundo estratégico para ações rápidas.
“Jundiaí poderá utilizar qualquer empresa que esteja cadastrada no banco de dados do CONDESU para executar ações que vão desde o recapeamento de vias até melhorias na iluminação pública. Ampliamos nossa capacidade de resposta às demandas da população. Estar no consórcio é como ter um Fundo de Garantia: podemos utilizar ou não. A administração pública precisa de agilidade e eficácia”, destacou.
O CONDESU funciona como gestor das empresas credenciadas e estabelece previamente os valores de contratação, todos disponíveis no portal da transparência do consórcio. As contratações seguem parâmetros legais e são validadas pelo Tribunal de Contas.
[tdj-leia-tambem]
Mais de 20 cidades já são membros
A adesão coloca Jundiaí ao lado de mais de 20 municípios paulistas que já integram o CONDESU, como Campo Limpo Paulista, Holambra, Jaguariúna, Itapira, São Carlos e Cosmópolis.
Fábio Nadal, gestor da Casa Civil, pontua que o consórcio é um aliado importante na execução de serviços urbanos:
“Todo esse processo é aprovado pelo Tribunal de Contas. O objetivo do ingresso de Jundiaí no CONDESU é garantir a execução e eficiência dos serviços de zeladoria da cidade”, explicou.
Com a adesão, a Prefeitura reforça sua busca por soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar a infraestrutura urbana e otimizar os recursos públicos.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4