Lideranças da indústria e representantes da Prefeitura de Jundiaí participaram de palestra sobre a Reforma Tributária com o professor Eurico Santi, promovida pelo CIESP em comemoração ao Dia da Indústria.
Lideranças da indústria e representantes da Prefeitura de Jundiaí participaram de palestra sobre a Reforma Tributária com o professor Eurico Santi, promovida pelo CIESP (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, marcou presença na palestra promovida pelo CIESP Jundiaí em celebração ao Dia da Indústria, realizada na última quarta-feira (28).

O encontro reuniu empresários, lideranças setoriais e autoridades para discutir os impactos da Reforma Tributária, aprovada em 2024, no ambiente de negócios brasileiro.

Reforma Tributária: simplificação e eficiência para o setor produtivo

A palestra foi conduzida pelo professor Eurico Santi, da Fundação Getulio Vargas (FGV), coautor da Proposta de Emenda Constitucional 45 — texto que deu origem à atual Reforma Tributária. Segundo o especialista, o novo modelo trará mudanças significativas para a economia nacional.

“O Brasil terá o melhor sistema tributário do mundo”, afirmou Santi.

De acordo com ele, o novo sistema será mais simples, transparente e justo. Entre os principais avanços citados estão a eliminação da complexidade do modelo anterior, a unificação de regras, o crédito amplo e o fim da tributação em cascata.

Santi destacou ainda que a Reforma exige uma nova postura do empresariado: “Com a Reforma, o foco passa a ser na eficiência do negócio. O planejamento tributário, como conhecíamos, chega ao fim”, concluiu.

[tdj-leia-tambem]

Prefeitura destaca papel estratégico da reforma para o desenvolvimento local

O gestor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, ressaltou a relevância da mudança para os municípios:

“A simplificação tributária vai gerar mais segurança jurídica e competitividade às empresas. Isso favorece a atração de investimentos e o desenvolvimento local, pontos fundamentais para a gestão do prefeito Gustavo Martinelli”.

Na mesma linha, o diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli, destacou a importância do diálogo entre o poder público e o setor produtivo: “A participação da Prefeitura em debates como esse é essencial para mantermos o diálogo com os empresários, compreendermos suas necessidades e construirmos políticas públicas mais eficazes para o fortalecimento da nossa economia”.

CIESP Jundiaí reforça compromisso com a indústria regional

Durante o evento, o diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, falou sobre o papel da entidade na articulação do setor industrial. “Nós temos um compromisso com o desenvolvimento do setor industrial, por isso promovemos eventos como este, que permitem o debate e a disseminação de conhecimento qualificado sobre temas estratégicos para o futuro do Brasil, das nossas empresas e da região onde vivemos”.

A palestra contou ainda com a presença de lideranças regionais e estaduais do CIESP, como o 1º vice-diretor Claudio Palma, o 2º vice-diretor Frank Chen, além de diretores de departamento, entre eles Tiago Antunes, Mark Willian e Áretha Michelle Casarin Moreno. A articulação da vinda do professor Santi a Jundiaí foi feita pelo diretor de Meio Ambiente, Tadeu Borin.

Compromisso com uma economia moderna e sustentável

A Prefeitura de Jundiaí reforça seu compromisso com o fortalecimento da economia local, atuando de forma integrada com entidades representativas e promovendo iniciativas que contribuam para um ambiente de negócios mais moderno, competitivo e sustentável.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4