
Para facilitar e agilizar o procedimento de castração gratuita de cães e gatos em Jundiaí, o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) destaca a necessidade de os tutores manterem o cadastro sempre atualizado. Informações claras e completas garantem um processo mais rápido e eficiente.
De acordo com Talita Odara Cervi, diretora do DEBEA, um dos principais desafios para o contato com os tutores são os dados incompletos ou incorretos, além da ausência de resposta às tentativas de ligação.
“Quando nos deparamos com a falta de informação na hora de contactar o tutor, o agendamento fica prejudicado e acaba atrasando o processo fazendo com que a pessoa retorne para o fim da fila,” explica Talita.

Como funcionam as castrações?
As castrações de pets são realizadas na sede do DEBEA ou durante mutirões específicos, organizados em bairros com alta concentração de cães e gatos. Esses mutirões acontecem em datas e horários previamente definidos para melhor atender a população. Em 2024, o DEBEA espera alcançar a marca de 5 mil castrações.
Para casos em que o tutor já não possui o animal, seja por motivos de fuga, óbito ou mudança, é fundamental que o cadastro seja atualizado, removendo o animal da fila de espera. Talita ressalta a importância dessa prática.
“Quando o tutor não tem mais o animal, seja por fuga, óbito ou se já levou o animal para outro lugar, é essencial que a informação seja atualizada no sistema para que o mesmo não conste mais em fila de espera.”
Processo de cadastro e microchipagem
O DEBEA realiza aproximadamente 300 castrações por mês e, após o procedimento, o cadastro do animal é mantido no sistema, complementado com o número do microchip. Este banco de dados armazena todas as informações relevantes sobre cada pet, o que ajuda na gestão e no acompanhamento de cada caso.
Nos mutirões realizados em bairros, é aberto um período específico de agendamento para moradores da área. Caso o contato com o tutor não seja possível após cinco tentativas, o animal será retirado da fila.
Próximos mutirões de castração pelo DEBEA
Os mutirões de castração têm datas específicas para cada localidade:
- Santa Gertrudes: 30 de novembro e 1º de dezembro
- Bairro do Poste: 14 de dezembro
- Sede do DEBEA (para protetoras independentes): 13 de dezembro
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos
Como obter mais informações
Para mais detalhes ou para atualização de cadastro, entre em contato pelos telefones (11) 4589-9306 e (11) 4589-9307 ou acesse o site do DEBEA.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		