Menina e seu cão, em alusão ao DEBEA
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para facilitar e agilizar o procedimento de castração gratuita de cães e gatos em Jundiaí, o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) destaca a necessidade de os tutores manterem o cadastro sempre atualizado. Informações claras e completas garantem um processo mais rápido e eficiente.

De acordo com Talita Odara Cervi, diretora do DEBEA, um dos principais desafios para o contato com os tutores são os dados incompletos ou incorretos, além da ausência de resposta às tentativas de ligação.

“Quando nos deparamos com a falta de informação na hora de contactar o tutor, o agendamento fica prejudicado e acaba atrasando o processo fazendo com que a pessoa retorne para o fim da fila,” explica Talita.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Como funcionam as castrações?

As castrações de pets são realizadas na sede do DEBEA ou durante mutirões específicos, organizados em bairros com alta concentração de cães e gatos. Esses mutirões acontecem em datas e horários previamente definidos para melhor atender a população. Em 2024, o DEBEA espera alcançar a marca de 5 mil castrações.

Para casos em que o tutor já não possui o animal, seja por motivos de fuga, óbito ou mudança, é fundamental que o cadastro seja atualizado, removendo o animal da fila de espera. Talita ressalta a importância dessa prática.

“Quando o tutor não tem mais o animal, seja por fuga, óbito ou se já levou o animal para outro lugar, é essencial que a informação seja atualizada no sistema para que o mesmo não conste mais em fila de espera.”

Processo de cadastro e microchipagem

O DEBEA realiza aproximadamente 300 castrações por mês e, após o procedimento, o cadastro do animal é mantido no sistema, complementado com o número do microchip. Este banco de dados armazena todas as informações relevantes sobre cada pet, o que ajuda na gestão e no acompanhamento de cada caso.

Nos mutirões realizados em bairros, é aberto um período específico de agendamento para moradores da área. Caso o contato com o tutor não seja possível após cinco tentativas, o animal será retirado da fila.

Próximos mutirões de castração pelo DEBEA

Os mutirões de castração têm datas específicas para cada localidade:

  • Santa Gertrudes: 30 de novembro e 1º de dezembro
  • Bairro do Poste: 14 de dezembro
  • Sede do DEBEA (para protetoras independentes): 13 de dezembro
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos

Como obter mais informações

Para mais detalhes ou para atualização de cadastro, entre em contato pelos telefones (11) 4589-9306 e (11) 4589-9307 ou acesse o site do DEBEA.

[tdj-leia-tambem]