
Em razão das fortes chuvas que atingiram diversas regiões de Jundiaí na manhã desta quarta-feira (28), a força-tarefa formada pela Defesa Civil e demais órgãos da Prefeitura de Jundiaí iniciou as ações de contenção e atendimento às ocorrências em alguns bairros, como Jardim Tulipas, Retiro e Jardim Novo Horizonte.
Segundo informações da Defesa Civil de Jundiaí, nas últimas 12 horas, a cidade registrou 108 milímetros de precipitação. Também registraram um acumulado de 184 milímetros nas últimas 72 horas. Com isso, a cidade acionou o Estado de Atenção, caracterizado por chuvas acima dos 80 milímetros.
Além disso, de acordo com o órgão, até a manhã desta quarta, os órgãos atenderam 13 e ainda tem outras ainda estão em andamento. A Avenida Antônio Pincinato foi um dos pontos que recebeu maior volume de água. Outros trechos de alagamentos e lama em vias urbanas recebem limpeza ao longo do dia. Não houve nenhuma vítima fatal até o momento.
[tdj-leia-tambem]
Ações preventiva
De acordo com o coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, ações preventivas realizadas ao longo da Operação Verão amenizaram os impactos da chuva. O grupo realizou iniciativas como como desassoreamento e limpeza de rios e córregos, limpeza de bocas de lobo, poda de árvores. “Além disso, temos um mapeamento, com a classificação e acompanhamento das áreas de risco do município.”
O órgão municipal alertou sobre a precipitação volumosa no início da semana. A Defesa Civil irá manter o trabalho ao longo do dia para a vistoria de áreas com alto índice pluviométrico e atendimento de eventuais ocorrências. Havia um alerta da Defesa Civil do Estado para até 155 milímetros de chuva nos próximos três dias. Porém, houve grande volume de precipitação em um curto período, concentrada na última noite (27) e na manhã de hoje.
Cuidado em casa
“Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas”, reforça o coronel.
Na região do Portal da Vitória, (antiga ‘Granja’), localizada no Jundiaí Mirim, seis famílias precisaram evacuar suas casas. Assim, a gestão municipal as levou a um local seguro. “A ação foi coordenada pela empresa responsável pelas obras que estão sendo realizadas no local, na noite de terça-feira (27), de caráter preventivo.”, afirma o superintendente da FUMAS, José Galvão Braga Campos.
Por conta da interdição de seu entorno, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste está fechado. Mas as equipes atuam na região para a avaliação de demandas da população atingida. As equipes do serviço passarão a atuar na EMEB Maria Aparecida Silva Congilio, a partir a partir das 9h desta quinta-feira (29), como ponto de apoio para as famílias, até a normalização da situação.
Qualquer dúvida ou informação pode ser também obtida na Defesa Civil pelo número 4589-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Além disso, é possível receber alertas de risco por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.