
Instituída em dezembro de 2021, a Operação Chuvas de Verão norteia os trabalhos da Defesa Civil de Jundiaí em casos de elevados índices de chuvas, registrados neste período do ano. Nesta semana, a equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou manutenção em pluviômetros da cidade como ação preventiva.
“Em Jundiaí há seis pluviômetros do Cemaden instalados: no Jardim Florestal, no Jardim Santa Gertrudes, no Jardim Tamoio, no Fazenda Grande, na Roseira, na vila Graff. O último, instalado na ponte sobre o rio Jundiaí, além de medir a precipitação, o equipamento conta ainda com câmera e radar sensorial, que fotografa e emite alertas sobre o nível das águas do rio. Trata-se de informação importante para o planejamento preventivo do trabalho das equipes”, explica João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil, que é vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).
Estado de Observação
Atualmente, Jundiaí encontra-se em estado de Observação, o primeiro na escala do quadro de ação da Defesa Civil. Além dos seis equipamentos do Cemaden, há também pluviômetros da DAE que fazem o monitoramento dos índices.
Além disso, a Prefeitura mantém uma força tarefa composta por órgãos da administração, DAE e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), que atuam em situações de emergências, como enchentes e alagamentos, e executam planos de ação e trabalhos preventivos. A operação segue até 31 de março, mas pode ser prorrogada de acordo com as condições meteorológicas.
[tdj-leia-tambem]
A Defesa Civil de Jundiaí pode ser acionada pelos telefones 199 ou 4586-0666. É possível ainda cadastrar gratuitamente o celular para receber alertas meteorológicos. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da sua rua.