
A delegação composta por atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) de Jundiaí embarcou na manhã de ontem, sexta-feira (16), para participar dos Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais Brasil.
A etapa deste final de semana acontece em Guaratinguetá, e Jundiaí tem a maior delegação de atletas no estado de São Paulo. Ao todo são 22 atletas, classificados em 7 modalidades diferentes, além de 9 treinadores.
Os atletas se encontraram no Bolão e partiram em um clima cheio de empolgação na presença de muitos familiares. A competição também servirá como classificatória para a etapa Nacional, que acontecerá em Jundiaí em novembro deste ano. Sabendo disso, a equipe do PEAMA trabalha para ter o maior número possível de atletas classificados.
“Temos a expectativa de que possamos conseguir as vagas para os Jogos Nacionais. Vamos a Guaratinguetá com o objetivo de conquistar também o maior número de classificados na etapa nacional”, comenta César Munir, diretor do Departamento de Esporte Adaptado (DEA) da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL).

A abertura dos jogos aconteceu nesta sexta-feira (16) no Complexo Esportivo do Parque do Sol. As Olimpíadas Especiais são um movimento global sem fins econômicos, que promovem treinamento, além de competições esportivas em diversas modalidades olímpicas para atletas com deficiência intelectual durante todo o ano.
As modalidades são atletismo, natação tênis, bocha e ginástica artística são as modalidades em que Jundiaí se classificou. Além destas, haverá também a busca por vagas nas modalidades basquete tênis de mesa.
Idealizado e implantado em 1996, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) da Prefeitura de Jundiaí, visa democratizar o acesso às atividades esportivas, e assim incluir pessoas com deficiência utilizando o esporte como ferramenta.
[tdj-leia-tambem]