Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em 2021, o retorno às aulas presenciais foi um dos grandes desafios vivenciados pela equipe da Unidade de Gestão de Educação. No entanto, Jundiaí saiu à frente e tornou-se referência nacional com o Desemparedamento da Escola, dentro do programa Escola Inovadora. Criado pela UGE de Jundiaí, preconiza o desenvolvimento de atividades com e na natureza, ao ar livre, em espaços abertos e além das salas de aula. 

“O ser humano precisa do contato com a natureza para ter sinapses mais completas, para aprender melhor. Jundiaí é a cidade das crianças e que preza pela preservação do meio ambiente. O desemparedamento une esses dois movimentos, que resulta em uma educação de excelente qualidade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. 

As aulas em ambientes externos devem estar sempre conectadas aos conteúdos escolares. “Pensamos no desemparedamento da escola como o lugar de pensar o desemparedamento dos conteúdos nos currículos escolares. Nós precisamos tirar o conteúdo do livro e levar para a vida das crianças. Por exemplo, para ensinar multiplicação, podemos levar as crianças ao supermercado para calcular o preço do quilo do arroz, do feijão, propor e sugerir situações e resoluções de problemas”, conta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

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O Desemparedamento da Escola é uma metodologia de trabalho, que oferece possibilidades de enxergar e viver um novo momento educacional, vislumbrado a partir de soluções de problemas e aprendizagem significativas. “Queremos ressignificar as aprendizagens. As 110 unidades escolares da UGE trabalharam, durante todo o período de aulas presenciais, com o desemparedamento. É a mudança para entender que a aprendizagem deve acontecer em todo e qualquer ambiente”, lembra Vastí.