Mestriner no Conasems.
Mestriner apresentou o trabalho vencedor do Prêmio David Capistrano (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí marcou presença no 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Reconhecido como o maior congresso de saúde pública do mundo, o evento reuniu gestores, profissionais, pesquisadores e autoridades para debater políticas públicas e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ferramenta premiada para segurança no trabalho

Um dos destaques foi a apresentação do trabalho ‘Criação de Ferramentas para afastar as mãos de metalúrgicos da área de corte de serras fitas‘, vencedor do Prêmio David Capistrano em 2025. O projeto, desenvolvido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí, foi apresentado por André Mestriner, coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da UGPS.

“Levamos a experiência com ferramentas desenvolvidas para manter as mãos do trabalhador fora da zona de risco de corte da máquina, que reduziu custos em saúde devido a afastamentos tanto para a empresa em que foi implantada como para o SUS. Foi um importante momento de compartilhar esses resultados, pois sabemos que em outros Municípios existem empresas com os mesmos maquinários e com trabalhadores se acidentando de forma semelhante. Ao apresentar o caso de sucesso na mostra, oportunizamos para todos o caminho para zerar os acidentes com esse tipo de atividade”, destacou Mestriner.

Cartilha sobre prevenção ao suicídio

Outro trabalho apresentado foi a cartilhaComunicação em Saúde e Prevenção ao Suicídio — articular saberes para fortalecer ações‘, produzida pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Jundiaí. O material reúne ações municipais de prevenção ao suicídio e inclui diversos conteúdos de comunicação em saúde.

“Apresentar essa iniciativa no âmbito nacional é, além de uma grande oportunidade, a sinalização de que Jundiaí se encontra no caminho certo. Os materiais desenvolvidos ao nível local podem subsidiar as ações de outras redes no desenvolvimento desta temática tão fundamental para o cuidado em saúde”, comentou a apoiadora institucional da Coordenação de Saúde Mental, Adriana Carvalho Pinto, que representou a equipe no evento.

Adriana apresentou a cartilha ‘Comunicação em Saúde e Prevenção ao Suicídio’, destacando as ações de Jundiaí para fortalecer a rede de cuidado (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Reconhecimento ao trabalho da rede municipal no Conasems

Para a gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, as iniciativas refletem a força da rede municipal de Jundiaí:

“É muito gratificante termos iniciativas que estão atendendo à necessidade da população e que poderão ser replicadas no País, contribuindo para o aprimoramento do SUS”, ressaltou.

As apresentações no Conasems reforçam a relevância das ações locais de Jundiaí, que seguem como referência em segurança do trabalho e atenção à saúde mental, com potencial para inspirar outras cidades em todo o Brasil.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4