
Com 100% do esgoto tratado e indicadores de eficiência acima da média nacional, Jundiaí continua sendo referência no saneamento básico brasileiro. A cidade está na 12ª colocação no Ranking do Saneamento 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. No cenário estadual, figura entre as melhores: 6º lugar entre os municípios de São Paulo.
O levantamento, divulgado em julho, avalia os 100 municípios mais populosos do país com base em dados de 2023. A análise considera critérios como cobertura de água e esgoto, eficiência operacional e volume de investimentos. Esses são elementos fundamentais para o cumprimento do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que estabelece a meta de universalização dos serviços até 2033.
Cobertura quase total impulsiona posição de Jundiaí
Com 100% de cobertura de esgoto tratado, Jundiaí supera inclusive a média dos 20 primeiros colocados no ranking, que é de 97,4%. Além disso, a cidade se destaca pela ampla cobertura de abastecimento de água (99,65%), baixa perda na distribuição e eficiência na gestão dos recursos.

Investimentos em nível nacional ainda abaixo do necessário preocupam especialistas
Apesar dos bons resultados, o relatório do Instituto Trata Brasil alerta para a necessidade de maiores investimentos em saneamento no Brasil. Para que o país alcance a universalização até 2033, o Plansab recomenda uma média anual de R$ 223,82 por habitante. No entanto, entre os 20 municípios mais bem colocados, a média atual é de R$ 176,39 — ainda insuficiente.
Entre os 100 municípios analisados, apenas 12 cidades investem acima da média ideal. O relatório destaca que a continuidade e ampliação dos investimentos são cruciais para manter e ampliar os bons indicadores obtidos por municípios como Jundiaí.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, os dados do Ranking do Saneamento 2025 ressaltam a urgência de ações integradas e sustentáveis para garantir a universalização dos serviços de água e esgoto no país. A entidade destaca que os municípios melhor avaliados combinam alta cobertura com gestão eficiente e investimentos estratégicos. Assim, servindo como modelo para o Brasil atingir os objetivos do Novo Marco Legal do Saneamento.
DAE Jundiaí tem investimento contínuo em saneamento
Por aqui, a DAE Jundiaí informa que os investimentos em saneamento não param. “A DAE segue com investimentos contínuos para levar rede de esgoto às áreas ainda não atendidas, como os bairros São José, Poste, Pedra Santa e Traviú, além da ampliação da estrutura existente”, explicou a empresa, em nota ao Tribuna de Jundiaí.
“Entre as ações em andamento, destaca-se o início das atividades para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto para os bairros São José, Rio Acima e Mato dentro e melhorias na Estação de Tratamento já existente no Jardim Novo Horizonte.”

A DAE também informou que segue com obras em prol do fornecimento de água, com as obras da nova adutora do Vetor Oeste, que entrará em operação nas próximas semanas para reforçar o atendimento na região. “Além dos critérios analisados, a DAE garante também o fornecimento de água tratada e a coleta de esgoto àqueles que ainda não possuem conexão direta com as redes, por meio de soluções específicas e adaptadas.”
“Mesmo com números positivos, a DAE ainda realizará uma avaliação detalhada de cada indicador para identificar pontos de melhora, com objetivo claro de aprimorar ainda mais os serviços desenvolvidos pela empresa. A DAE Jundiaí reafirma seu compromisso com a ampliação dos serviços e o atendimento universal à população, sempre com foco na saúde pública, na sustentabilidade e na excelência do saneamento em Jundiaí”, finalizou a nota.