Frente fria em Jundiaí. (Foto: Mauro Utida)
Frente fria em Jundiaí. (Foto: Mauro Utida)

A massa de ar polar que derrubou a temperatura em Jundiaí nesta sexta-feira (21) deverá começar a perder força somente na próxima terça-feira (25). Neste domingo (23), o sol até aparecerá tímido, mas na segunda-feira (24), o tempo volta a fechar e a frente fria deverá ser sentida com mais intensidade.

Segundo informações da estação meteorológica do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), ligado a Unicamp, na manhã da segunda-feira a temperatura mínima deverá chegar a 7ºC. 

“O impacto desta massa de ar polar deverá ser sentida com mais intensidade na segunda-feira, com temperatura mínima prevista de 7º, ao amanhecer”, informa o meteorologista do Cepagri, Bruno Kabke Bainy.

Mínima do mês

A Defesa Civil de Jundiaí informa que a temperatura mínima deste mês foi atingida na manhã desta sexta-feira, registrando 11ºC. Na madrugada desta sexta também também houve a menor temperatura máxima do ano em Jundiaí, cerca de 12°C, com declínio desde então.

A temperatura mínima do ano ocorreu em 2 de julho, quando foi registrado 6ºC, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), vinculado ao Instituto Agronômico (IAC), de Campinas. 

De acordo com o Ciiagro, entre sexta-feira (21) e sábado (22), a temperatura mínima deverá oscilar entre 10º e 13ºC.

[tdj-leia-tambem] 

Recorde de Chuvas

A nebulosidade causado pela passagem desta massa de ar polar também proporciona um grande volume de chuvas.  De acordo com o boletim informativo meteorológico da Defesa Civil Jundiaí o acumulado de chuva, até as 10 horas, desta sexta-feira (21), era de 52 mm.

“Este volume de chuva já superou o esperado para todo o mês de agosto, considerando a média dos últimos 8 anos para o mês que é de 44 mm, historicamente o mês mais seco do ano”. 

O maior volume de chuva acumulado no mês aconteceu entre domingo (16) e segunda-feira (17), que estava associado a outra frente fria que passou pelo estado. Na ocasião, superou a média climatológica do mês para a região.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666.