Cidade de Jundiaí à noite
Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, no primeiro trimestre de 2021 a cidade já recebeu 50 novos pontos de iluminação. A expectativa é que ainda no final deste mês, mais 22 postes e luminárias sejam instalados em espaços públicos como ruas, praças, áreas de convivência e vielas. No total, Jundiaí possui aproximadamente 48 mil pontos de iluminação pública.

“Uma cidade mais iluminada é uma cidade mais segura”, observa o prefeito Luiz Fernando Machado. “Além disso, essa iluminação traz mais valorização para espaços públicos e áreas que revitalizamos. É o caso do Espelho D’Água, no Mato Dentro, e do Vale Azul, no Caxambu”, explica.

A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) informou que, em 2020, a instalação dos novos pontos de iluminação em Jundiaí cresceu 53% em comparação com o ano anterior. No ano passado, foram implantados 260 postes e luminárias. Em 2019, a gestão instalou 169 pontos.

Manutenção

A diretora de Iluminação Pública, Daiane Lima, também comenta que o número de lâmpadas trocadas no município têm aumentado ano após ano. Em 2019 foram 10.640 lâmpadas trocadas e em 2020, 12.585. O valor representa um crescimento de 18% na manutenção dos pontos de iluminação em Jundiaí.

“É muito importante que as pessoas nos avisem pelo 156 quando há uma lâmpada queimada, para que possamos providenciar a troca”, diz a diretora. “De acordo com o contrato que mantemos com a empresa terceirizada que faz esse trabalho, a troca tem que ocorrer em no máximo 48 horas.”

De acordo com Daiane, uma luminária dura em média 20 anos, e a lâmpada, um ano e meio. “Novos pontos de iluminação estão chegando aos mais diferentes bairros de Jundiaí, como Novo Horizonte, Medeiros, Ivoturucaia, Engordadouro, entre outros”, afirma.

[tdj-leia-tambem]