Foto: Divulgação/Colégio Divino
Foto: Divulgação/Colégio Divino

A tradicional Gincana Estudantil Divino Salvador 2024 – a GEDS – terminou esta semana com gosto de missão cumprida. Todos os anos, os alunos se unem para arrecadar doações e, este ano, planejaram entregar para 11 entidades sociais de Jundiaí. Ao todo, os alunos arrecadaram mais de 3 toneladas de alimentos, como leite, feijão, arroz, óleo, açúcar, além de itens de higiene pessoal.

Mas, no meio da campanha do colégio, aconteceu a tragédia do Rio Grande do Sul. Dessa forma, os alunos se mobilizaram para também ajudar as vítimas da inundação.

De acordo com o diretor pedagógico, Evandro Grioles, a ação social junto à gincana da escola faz parte do desenvolvimento dos alunos. “Estimular a solidariedade reforça o humanismo e os valores cristãos do Colégio Divino Salvador. No começo da Gincana nos reunimos e entramos em contato com as 11 entidades da cidade para saber o que cada uma delas precisava para se manter durante um semestre. Em algumas entidades atingimos a meta, outras, não, mas temos certeza que fizemos a diferença. Isso é para o crescimento das nossas crianças e jovens”, destaca Grioles.

A gincana existe desde 1982 e tem momentos esportivos e culturais. A partir da semana que vem, de 20 a 23 de maio, a Nova GEDS 2024 promove a parte esportiva, cultural e recreativa.

Foto: Divulgação/Colégio Divino

Solidariedade

As entidades atendidas este ano foram: Associação de Educação Terapêutica Amarati, Associação Maria de Magdala, Casa Transitória “Nossa Senhora Aparecida”, Centro Comunitário Vila Hortolândia, Centro de Convivência “Nosso Lar”, Centro Educacional João de Deus, Centro Espírita João Batista, Lar Nossa Senhora das Graças, Paróquia São Vicente de Paulo e Pastoral da Criança, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Vila Arens e Pastoral de Atendimento e Integração do Menor-PAIM.

Além da arrecadação para as instituições e para as vítimas do Rio Grande do Sul, os alunos também se mobilizaram para aumentar a doação de sangue na Colsan de Jundiaí. Quase 100 pessoas participaram da ação de doação coletiva dos alunos.

Enquanto isso, a arrecadação para as vítimas do sul durou uma semana e envolveu os mais de 900 alunos da escola. O objetivo era arrecadar leite e água, para chegar principalmente às crianças, uma vez que a instituição é educacional. Contudo, a arrecadação ganhou força e as famílias contribuíram com roupas, sapatos, fraldas, brinquedos e livros.

O transporte foi realizado pelas empresas Diede Comercial e Agropecuária e Mônica Areia e Pedra, além de pais de alunos, e o carregamento foi direcionado diretamente para famílias do RS.

“É um grande orgulho ver todos esses alunos envolvidos para ajudar as pessoas. A formação do nosso colégio prioriza e estimula valores como esses e, para mim, em especial, é emocionante o resultado da nossa campanha”, concluiu o diretor geral do Colégio Divino Salvador, padre Jair Carlesso, que tem familiares e amigos no sul do país.