Foto aérea Catedral de Jundiaí
Foto: Artur Henrique Imagens Aéreas

Um estudo do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC) considerou Jundiaí como a cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo. O NEC é um grupo constituído por professores da USP, UFSCAR e FATEC.

A pesquisa avaliou diversos indicadores de 41 municípios de SP com mais de 200 mil habitantes. Assim, Jundiaí recebeu o Certificado de Mérito, dado para os oito municípios com melhor qualidade de vida.

Outros destaques

De acordo com o índice global da pesquisa, Jundiaí aparece em 1º lugar (com nota 8,91). “Estudos como esse, feito por professores de instituições renomadas no Brasil, confirmam o que sempre dissemos: Jundiaí está no rumo certo, e cresce com investimentos em Saúde, Educação, Segurança, sem deixar de pensar no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e em ações de sustentabilidade”, declara o prefeito Luiz Fernando.

Além disso, Jundiaí ficou em 1º lugar em tópicos como “Economia” e “Finanças Públicas”. Em indicadores de “Educação” e “Segurança”, Jundiaí ocupa a 2º posição no ranking. Enquanto isso, no tópico de PIB per Capita, Jundiaí ficou em 3º lugar, e na porcentagem da população empregada, no 4º lugar.

Sucesso da gestão municipal

“Estar no topo de um estudo como esse mostra que Jundiaí está acertando não apenas em uma, mas em várias áreas fundamentais para a boa qualidade de vida em uma cidade”, afirma o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

“A administração do prefeito Luiz Fernando é inovadora e trouxe uma dinâmica integrada para as políticas públicas. A gestão orientada para resultados traz mais eficiência para o uso dos recursos do orçamento e garante entregas de obras e serviços públicos essenciais ao desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, com impactos positivos na qualidade de vida das pessoas. Os indicadores analisados pelas universidades comprovam essa estratégia vencedora”, destacou o gestor.

“Os 41 municípios analisados pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) somam, juntos, 64% da população do Estado”, lembra o gestor adjunto de Governo, Jones H. Martins, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado no evento para receber o certificado das mãos do coordenador do estudo, o professor Antonio “Coca” Ferraz.

[tdj-leia-tambem]