Jundiaí está entre as 20 melhores cidades em ranking de saneamento

O município de Jundiaí ganhou destaque nacional na área de saneamento, de acordo com o Ranking do Saneamento 2021, divulgado pelo Instituto Trata Brasil. A cidade faz parte do seleto grupo das 20 melhores no País, com índice de 98,23% de atendimento, além disso, 100% do esgoto coletado passa por tratamento e volta limpo à natureza. O estudo é baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do ano de 2019, divulgado pelo Ministério das Cidades e inclui indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país.

“Notamos que os municípios que estão à frente de Jundiaí contam com novas redes de água e esgoto, o que contribui para que alcancem melhores índices em perdas, por exemplo. A DAE tem buscado investir no setor, por meio da troca de hidrômetros e da instalação de macromedidores nos bairros. Com isso, diminuiremos as perdas e aumentaremos a eficiência”, explica o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho. Neste ano, em nível nacional, a cidade aparece na 28ª posição, disputando com capitais como São Paulo (SP) e Palmas (TO). No Estado de São Paulo, o município ocupa a 12ª posição.

As ações relacionadas ao esgoto são fruto de planejamento décadas. Em 1984, a cidade aderiu ao Cerju (Comitê de Estudos e Recuperação do rio Jundiaí), uma parceria entre o Governo do Estado (representado pela Cetesb), a Prefeitura de Jundiaí (representada pela DAE) e as indústrias (representadas pelo Ciesp), com o intuito de despoluir completamente a bacia do rio Jundiaí, um dos afluentes do rio Tietê na cidade de Salto. Em 1996, a DAE fez a concessão do tratamento de esgoto à iniciativa privada, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), que implantou a Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí (ETEJ).

Com essas ações, o rio Jundiaí passou de Classe IV para Classe III, próprio para consumo humano, após o tratamento correto, em 2017. O feito é um marco na gestão dos recursos hídricos. “Com o Cerju e a reclassificação do rio Jundiaí, mostramos que o envolvimento dos mais variados segmentos da sociedade é essencial para conquistarmos melhorias importantes”, ressalta Walter.

Rio Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Além dessas conquistas, recentemente foi aprovado o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), documento que segue orientações da Lei Federal nº 11.445/2007 e foi realizado em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, além de nortear as iniciativas da empresa.

[tdj-leia-tambem]