Jundiaí é destaque em livro do Instituto Ayrton Senna
A Prefeitura de Jundiaí é a única instituição representante do Poder Executivo no livro lançado na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Confira.
Na última semana, um livro lançado pelo Instituto Ayrton Senna na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP) menciona Jundiaí e suas políticas públicas. O e-book “Competências socioemocionais e Vidas Ativas” destaca as políticas públicas da cidade, resultado de iniciativa coletiva iniciada em 2021.
A publicação é parte da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP). Além disso, é fruto do diálogo entre pesquisadores e educadores dessas e de outras instituições parceiras. Estes buscaram destacar e refletir sobre práticas que podem ocorrer em diferentes ambientes e para todas as idades.
A Prefeitura de Jundiaí é a única instituição representante do Poder Executivo no livro. A cidade é destaque no Capítulo 11: Desemparedar as infâncias na cidade: experiências de Jundiaí – São Paulo. O trecho foi escrito por Felipe Cunha e Mariana Antonelli, do Esporte e Lazer, e Sylvia Angelini da unidade do Planejamento Urbano e Meio Ambiente.
Jundiaí: Cidade das Crianças
“Jundiaí é a Cidade das Crianças e sede brasileira da Rede Mundial Cidade das Crianças. Todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade é reconhecido internacionalmente e demonstra que o município está no caminho certo, desenvolvendo projetos a partir da infância, que atendem a todas as idades”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
O e-book propõe algumas reflexões como: “Quais competências socioemocionais parecem estar mais relacionadas aos modos de vida ativos?” e “Como estimulá-las, desenvolvê-las, mantê-las e renová-las ao longo das fases do desenvolvimento humano, considerando as características e particularidades de cada um e também do ambiente no qual se insere?”
“O esporte é promotor de desenvolvimento humano quando é uma atividade livre e consciente, não limitada pela falta de tempo, de recurso ou de oportunidade. O que o município de Jundiaí vem fazendo com a política pública para crianças é promover a liberdade, o direito e autonomia das pessoas desde a infância”, destaca o educador Felipe Cunha.
O objetivo do e-book é apresentar o diálogo entre os conceitos de competências socioemocionais e vidas ativas. Para isso, juntaram-se parceiras e parceiros que atuam na promoção do movimento, de atividades físicas e esportivas ou de competências socioemocionais com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em diferentes regiões do Brasil. Alguns são o Instituto Corrida Amiga, Instituto Esporte Mais, Instituto Família Barrichello, Instituto Compartilhar, CooperarTemJogo, Elisabeth Regina, ex-professora em Maceió, e Prefeitura Municipal de Jundiaí.
“Ter a experiência de Jundiaí reconhecida nesse livro é importante não apenas porque reforça nossa convicção de que as ações aqui implementadas favorecem o desenvolvimento físico e emocional das crianças, mas também porque ela pode inspirar ações semelhantes em outras cidades, amplificando seus benefícios”, comenta Sylvia Angelini, diretora do Departamento de Urbanismo de Jundiaí.
O aguardado retorno do Parque do Trabalhador, conhecido como Parque do Corrupira, já tem data marcada: a reinauguração acontece na próxima quinta-feira, 1º de maio, às 9h, em celebração ao Dia do Trabalho. Após mais de um ano fechado, o espaço, que estava abandonado, foi completamente revitalizado e volta a ser um dos principais pontos de lazer e convivência de…
Nova fase da segurança: Jundiaí testa torres inteligentes para reforçar a proteção urbana
Segurança pública, uma das prioridades do governo Gustavo Martinelli, ganha reforço com a instalação das primeiras torres de monitoramento inteligente em Jundiaí.
A Prefeitura de Jundiaí deu início à instalação das torres de segurança, um projeto que integra o plano de governo municipal e que agora entra em fase de testes. O primeiro equipamento foi instalado na manhã deste sábado (26) na região da Ponte São João, em frente à igreja, marcando o início da operação do projeto-piloto. Monitoramento 24 horas e…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade