
Não é novidade para ninguém que o parque industrial de Jundiaí é um dos maiores destaques do Estado e do Brasil, com geração de recursos, milhares de empregos e renda para toda a região. Agora, a cidade de mais de 400 mil habitantes passa a ser, também, um polo no desenvolvimento de pesquisas e inovações para o setor químico de toda a América Latina.
Nesta semana, foi inaugurado no município o Latin America Inspiration Center, que é o primeiro centro de pesquisas e inovação entre os países latinos. Com 9.291 metros quadrados, o espaço pertence à empresa Dow, instalada na cidade, e conta com laboratórios de alta tecnologia e equipamentos de última geração, além de laboratórios de avaliação sensorial e de análise de performance de materiais, espaços de colaboração para processos de design thinking, salas multiuso e espaços para treinamentos presenciais ou digitais.
A Dow é uma das indústrias químicas que mais investe, globalmente, em pesquisa e desenvolvimento. O projeto está alinhado à ambição da Dow de se tornar a empresa de ciências de materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo.

“A opção por Jundiaí foi estratégica. Além de ter uma zona industrial consolidada, a cidade está em uma localização privilegiada, com acesso fácil às principais rodovias que levam até Campinas e São Paulo, viabilizando a chegada e a saída de materiais. Outras vantagens do município são: a proximidade do aeroporto de Viracopos e a presença de diversos campis universitários nas cidades próximas, como a USP, em São Paulo; a Unicamp, em Campinas; e a Ufscar, em São Carlos, Araras e Sorocaba”, explicou a empresa, em nota.
Para concentrar em um único lugar uma estrutura robusta de pesquisa e desenvolvimento, os laboratórios de P&D da Dow que ficavam nas unidades de São Paulo e Hortolândia foram integrados ao Latin America Inspiration Center, em Jundiaí. Dessa maneira, o centro será o núcleo tecnológico de inovação sustentável e colaborativa da Dow para a América Latina. De Jundiaí, graças a recursos tecnológicos de última geração, a Dow atenderá a clientes e parceiros de todos os países em que a empresa atua na região.
“As instalações do novo centro estão preparadas para impulsionar a inovação sustentável da indústria em segmentos como: embalagens plásticas, cosméticos, produtos de limpeza, adesivos, lubrificantes, mineração, petróleo e gás, tintas e revestimentos e aplicações industriais em geral”, lembrou, em outro trecho da nota.

Sustentabilidade
Nesse ambiente, composto por sistemas inteligentes e avançados, a Dow irá fomentar parcerias colaborativas com os clientes, donos de marcas e a comunidade científica para acelerar esforços em direção à inovação da indústria latino-americana. “Acreditamos que inovação começa com colaboração. Trabalhamos de perto com nossos clientes para ajudá-los a solucionar desafios e, assim, contribuir para torná-los mais sustentáveis e para melhorar o desempenho e produtividade”, enfatiza Ana Claudia Rueda, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e Serviços Técnicos da Dow América Latina.
[tdj-leia-tambem]
Jundiaí sai na frente em projetos que aliam inovação e sustentabilidade, já em fase adiantada de testes no Latin America Inspiration Center e que, em breve, devem chegar ao mercado. Entre eles estão o desenvolvimento de um processo de reciclagem de espumas de colchões e de outros materiais similares; um antiespumante para uso no mercado sucroalcooleiro; e uma tinta de única demão para construção.

“Os laboratórios do Latin America Inspiration Center são equipados com sistemas digitais que irão oferecer experiências imersivas integradas aos clientes e parceiros. Eles poderão usufruir da tecnologia do centro de maneira remota, participando de sessões virtuais de ideação de produtos, assim como da análise de performance e dos testes de prototipagem, explica Ana Claudia.