
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), continua investindo na capacitação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com o Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), será oferecido um curso online gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT).
O objetivo é proporcionar aos participantes as habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho.
Curso online para jovens de 14 a 24 anos
O curso, com duração de um mês, será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e atenderá 25 jovens e adolescentes de 14 a 24 anos.
Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, ou ser indicado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
Acesso facilitado e inclusivo
Com o intuito de garantir que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo, a UGADS, em parceria com o ESPRO, oferece tablets para facilitar o acompanhamento das aulas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
A entrega dos dispositivos ocorreu na última quinta-feira (27), e ao final do curso, os alunos deverão devolvê-los. A equipe da Divisão de Inclusão Produtiva realiza uma busca ativa digital para identificar jovens interessados na capacitação.
De acordo com Iara Coqueiro, diretora de Políticas Complementares da UGADS, a iniciativa tem como foco fortalecer a inclusão produtiva dos jovens da cidade.
“Nosso objetivo é proporcionar oportunidades reais para que esses jovens adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. A parceria com o ESPRO possibilita um primeiro contato com a formação profissional e contribui diretamente para a autonomia e o crescimento pessoal desses adolescentes e jovens”, afirma.
Luciane Mosca, gestora da UGADS, destaca a importância do projeto para a comunidade. “Essa parceria é um passo significativo para garantir que os jovens de Jundiaí tenham acesso à capacitação e possam se preparar para ingressar no mercado de trabalho com mais confiança e qualificação. O impacto desse projeto vai muito além do curso, pois pode transformar a vida desses jovens e de suas famílias”, enfatiza.
[tdj-leia-tambem]
Um dos alunos beneficiados, Nicolas Alan dos Santos Oliveira, compartilhou sua satisfação com a oportunidade. “Meu objetivo é conseguir um bom emprego, ter um salário digno e crescer na vida. Desejo construir uma família e acredito que esse curso pode me ajudar a adquirir conhecimento para conseguir um bom emprego e realizar o meu sonho de ser biólogo marinho”, disse ele.

Próximos passos para inserção no mercado de trabalho
Ao final do curso, os participantes serão orientados para se cadastrar na plataforma do ESPRO, onde poderão se candidatar a vagas no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio, ampliando ainda mais suas oportunidades de trabalho.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		