Jovens posando para foto.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), continua investindo na capacitação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com o Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), será oferecido um curso online gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT).

O objetivo é proporcionar aos participantes as habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho.

Curso online para jovens de 14 a 24 anos

O curso, com duração de um mês, será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e atenderá 25 jovens e adolescentes de 14 a 24 anos.

Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, ou ser indicado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Acesso facilitado e inclusivo

Com o intuito de garantir que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo, a UGADS, em parceria com o ESPRO, oferece tablets para facilitar o acompanhamento das aulas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A entrega dos dispositivos ocorreu na última quinta-feira (27), e ao final do curso, os alunos deverão devolvê-los. A equipe da Divisão de Inclusão Produtiva realiza uma busca ativa digital para identificar jovens interessados na capacitação.

De acordo com Iara Coqueiro, diretora de Políticas Complementares da UGADS, a iniciativa tem como foco fortalecer a inclusão produtiva dos jovens da cidade.

“Nosso objetivo é proporcionar oportunidades reais para que esses jovens adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. A parceria com o ESPRO possibilita um primeiro contato com a formação profissional e contribui diretamente para a autonomia e o crescimento pessoal desses adolescentes e jovens”, afirma.

Luciane Mosca, gestora da UGADS, destaca a importância do projeto para a comunidade. “Essa parceria é um passo significativo para garantir que os jovens de Jundiaí tenham acesso à capacitação e possam se preparar para ingressar no mercado de trabalho com mais confiança e qualificação. O impacto desse projeto vai muito além do curso, pois pode transformar a vida desses jovens e de suas famílias”, enfatiza.

[tdj-leia-tambem]

Um dos alunos beneficiados, Nicolas Alan dos Santos Oliveira, compartilhou sua satisfação com a oportunidade. “Meu objetivo é conseguir um bom emprego, ter um salário digno e crescer na vida. Desejo construir uma família e acredito que esse curso pode me ajudar a adquirir conhecimento para conseguir um bom emprego e realizar o meu sonho de ser biólogo marinho”, disse ele.

Nicolas Alan Santos de Oliveira tem como foco conquistar um emprego (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Próximos passos para inserção no mercado de trabalho

Ao final do curso, os participantes serão orientados para se cadastrar na plataforma do ESPRO, onde poderão se candidatar a vagas no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio, ampliando ainda mais suas oportunidades de trabalho.