
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e membros do Instituto Cidades Sustentáveis se reuniram no gabinete municipal, nesta quinta-feira (25), para estudar o fechamento de um convênio com o objetivo de elaborar o Relatório Local Voluntário (RLV).
O RLV é um documento que norteia políticas públicas com foco na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para Desenvolvimento Sustentável. Além disso, atua no desenvolvimento da Agenda Jundiaí 2050.
O Relatório utiliza como base os índices adquiridos por cada um dos municípios. Em 2022, Jundiaí conquistou a segunda colocação do ranking das cidades brasileiras em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pelo Cidades Sustentáveis. O documento busca orientar o poder público na busca por melhoras nos índices de sustentabilidade, avaliar os processos voltados aos ODS e reforçar o compromisso da gestão com a causa.
[tdj-leia-tambem]
Sustentabilidade para o futuro
“Jundiaí tem aliado o desenvolvimento econômico e o crescimento urbano com os conceitos mais modernos de sustentabilidade. Jundiaí é a Cidade das Crianças e fortalecer essas ações é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas no presente e pensar no mundo que queremos para o futuro”, comenta Luiz Fernando.
“A busca por iniciativas sustentáveis foi iniciada em 2017, no início da gestão. Desde então temos conseguidos inúmeros avanços e queremos melhorar ainda mais com foco em um planejamento de longo prazo. A partir do momento que existem investimentos na sustentabilidade a cidade se desenvolve e as pessoas passam a ter mais qualidade de vida”, ressalta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Também participaram da reunião o Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello; o Gestor Adjunto de Governo, Jones Martins; o Diretor de Planejamento e Governança, Fernando Polo; o Diretor da Unidade de Entregas, João Anhesini; e a Diretora de Parcerias Estratégicas, Daniele Ruiz. Pelo Instituto estiveram presentes o Coordenador Geral, Jorge Abrahão, e a Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		