
A Prefeitura de Jundiaí participou do 2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial, realizado em São Paulo pela Secretaria de Estado da Saúde, e trouxe para a cidade o primeiro lugar na premiação.
O evento contou com a participação de trabalhos desenvolvidos na Rede de Assistência Psicossocial de todas as regiões do Estado, além da presença de estudiosos sobre o tema.
Para o Coordenador de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Alexandre Moreno Sandri, o resultado é o fortalecimento do trabalho desenvolvido em Jundiaí.
Ainda segundo ele, são centenas de pessoas atendidas mensalmente nos equipamentos específicos de infanto-juvenil, adulto, álcool e drogas.
Durante o evento, foram apresentados 13 trabalhos desenvolvidos na Rede de Atenção Psicossocial de Jundiaí, sendo quatro deles premiados. A primeira colocação foi para “Comissão Flores de Lótus: rede de cuidados intersetoriais a gestantes usuárias de álcool e/ou outras drogas”.
A Comissão Flores de Lótus existe desde 2013, tem como objetivo ofertar cuidado a gestantes em uso de álcool e/ou drogas, além de auxílio na elaboração de Políticas Públicas e Garantia de Direitos à essa população.
Ainda receberam menções honrosas, os trabalhos: “O Matriciamento em Saúde Mental como Ferramenta Estratégica para o Processo de Implementação da Rede de Atenção Psicossocial no Município de Jundiaí”, “Do Papel ao Laço – Relato da Experiência da Oficina de Quilling no CAPS II de Jundiaí”, “Deficiência Psicossocial e a inclusão de pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho formal: relato de experiência em rede intersetorial do Município de Jundiaí”.