
A Prefeitura de Jundiaí participou do Seminário Alimentando Políticas – Da Ciência ao Prato: políticas públicas para uma alimentação saudável do IDEC, nesta terça-feira (17), no Teatro Liberdade, em São Paulo.
Verônica Pavan, diretora da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), marcou presença no painel ‘Superando obstáculos para uma alimentação saudável: acesso à informação e oferta de alimentos saudáveis’, com uma apresentação sobre ‘Monitorando o ambiente alimentar – a perspectiva da gestão do município de Jundiaí’.
Participou também do painel o vereador Faouaz Taha, graças ao debate promovido pelo parlamentar sobre o tema nos anos de 2017 e 2018. O encontro contou com a participação de pesquisadores renomados e especialistas no tema, além de convidados especiais.
Em abril passado, o IDEC destacou a gestão de Abastecimento em Jundiaí com um exemplo a ser seguido por outros municípios, dentro do programa “Alimentando Políticas”, após um Acordo Técnico estabelecido entre a Faculdade de Saúde Pública da USP e a Prefeitura de Jundiaí.
Referência estadual
O site da UGAAT e o mapeamento realizado pela unidade foram citados pelo instituto como bons exemplos de políticas públicas em todo o País. “Com os dados compilados pelo departamento é possível observar a distribuição espacial dos equipamentos de abastecimento no município, levando produtos hortifrutigranjeiros e outros produtos in natura, como sugere o Guia Alimentar Brasileiro, para lugares menos privilegiados e com isso melhorar a alimentação local”, explicou Verônica Pavan.
Além do mapeamento desses equipamentos, os artigos publicados por meio de pesquisas aplicadas no município pela Faculdade de Saúde Pública da USP trouxeram muitos outros dados, referentes a todos os comércios do município, o que veio somar ao trabalho que já vem sendo realizado pelo departamento da UGAAT.
A iniciativa Alimentando Políticas é um projeto independente, de pesquisa, que promove fundamentação científica para gestores públicos preocupados em criar políticas públicas efetivas relacionadas à alimentação e à nutrição. O evento teve início na terça e termina hoje (18).
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		