
Na última sexta-feira (21), Jundiaí (SP) recebeu uma comitiva de técnicos da Coordenação de Vigilância de Ambientes e Processos do Trabalho (Covap), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.
O grupo visitou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) com o objetivo de conhecer as ações implementadas no município, que é considerado uma referência nacional na área de saúde do trabalhador.
[tdj-leia-tambem]
Visita técnica para implementação de novas práticas na Bahia
A diretora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Jundiaí, Flávia Pagliarde Cerezer, explicou que os técnicos baianos estavam interessados em entender os processos internos do CEREST, especialmente no que se refere à nomeação de autoridade sanitária, uma medida essencial para o processo administrativo sanitário.
“Eles vieram entender nossos processos internos, principalmente porque, na Bahia, ainda não havia a nomeação de autoridade sanitária, que confere o poder de polícia sanitária”, detalhou Flávia.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
O coordenador da Covap, Celso Amorim, reforçou a importância da visita ao município. “Estamos atualizando os códigos de saúde na Bahia para viabilizar a nomeação de autoridade sanitária. Viemos conhecer como esse processo funciona aqui e como essa atuação pode ser implantada com a mesma eficiência no nosso estado”, afirmou Amorim.
Troca de experiências fortalece as políticas de saúde
Para o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária de Jundiaí, André Mestriner, a troca de experiências entre os estados é essencial para o avanço das políticas públicas de saúde. “O fato de Campinas indicar Jundiaí para essa visita reforça ainda mais os bons índices e a qualidade do trabalho desenvolvido na cidade”, comentou Mestriner, destacando a importância do intercâmbio de boas práticas entre os municípios.
Essa visita reforça o compromisso de Jundiaí com a saúde do trabalhador, promovendo uma rede de aprendizado e boas práticas que podem ser replicadas em outras regiões.