Foto: Divulgação / Cléber de Almeida
Comércio e serviços de Jundiaí voltam a reabrir com restrições (Foto: Cléber de Almeida)

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (9) o avanço de Jundiaí e região da fase amarela para a fase verde do Plano SP. As regiões da Grande São Paulo, Taubaté, Piracicaba, Sorocaba e a Baixada Santista também avançaram para a fase verde.

Nesta etapa, aumentarão de 40% para 60% as taxas de limite de ocupação em salões de beleza, shoppings e restaurantes. Os horários de funcionamento também serão estendidos de 8 para 12 horas. Além disso, são autorizados eventos culturais com público em pé, mas “não podem ocorrer grandes shows”, de acordo com o governo.

Eventos como palestras, convenções e feiras com até 600 pessoas estão liberados, porém, as festas ainda estão proibidas. Ainda assim, as prefeituras das cidades têm a responsabilidade de determinar o que funciona ou não neste período. Em Jundiaí, por exemplo, os cinemas já voltaram antes da mudança.

A flexibilização das cidades ocorreu apenas depois de uma mudança nos critérios do Plano SP, que foi alterado nesta sexta-feira (9).

Antes, por exemplo, a análise de mortes, casos e internações eram contabilizadas de 7 em 7 dias. Agora, esses números são analisados a cada 28 dias, comparados aos 28 dias anteriores. De acordo com o Centro de Contingência contra o Coronavírus, a análise semanal trazia instabilidade para a contagem. “Principalmente considerando a disparidade entre a data do evento e da notificação e, assim, a partir de agora tanto no numerador quanto no denominador nós vamos ter, no numerador os 28 dias atuais e no denominador os 28 dias imediatamente anteriores pra determinar a evolução da doença.”

Jundiaí estava na fase amarela do Plano SP desde agosto.

[tdj-leia-tambem]