(Foto: Reprodução Câmeras de segurança/Tv Tem)
(Foto: Reprodução Câmeras de segurança/Tv Tem)

A região de Jundiaí registrou um aumento no número de furtos e roubos de veículos em 2022. De 2021 para 2022, houve um aumento nesses crimes em três cidades da região: Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Campo Limpo Paulista, os primeiros seis meses do ano tiveram um crescimento de quase 110% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Em entrevista a TVTEM, um morador da cidade, que preferiu não ser identificado, disse que foi assaltado quando entrava em casa, quando sofreu ameaças e teve a moto roubada.

“Apontou a arma. Desci até com calma. Entreguei a moto. Estava com o meu filho. Mesmo entregando a moto, eu fui ameaçado de morte pelo condutor da moto”, relembra.

De acordo com o delegado de Campo Limpo Paulista, Felipe Carbonari, o aumento ocorreu por conta da pandemia, pois, com isso, “houve uma crescente no número de boletins de ocorrência”. O delegado também afirma que o aumento se deve ao fato de a cidade fazer limite com Francisco Morato. “É uma cidade que pertence à região metropolitana. Esse fácil acesso dos criminosos de Francisco Morato à Campo Limpo facilita o aumento desse índice criminal, principalmente roubo e furto de veículos”, explica.

[tdj-leia-tambem]

Em outras cidades da região a situação é a mesma. Em Jundiaí, dois homens abrem o portão de um condomínio de apartamentos populares, entram em uma moto e saem com duas. Câmeras de segurança flagraram a ação.

Em outras imagens, é possível ver um veículo estacionado na rua. Poucos minutos depois, os suspeitos conseguem arrombar a porta e levam o carro.

Várzea Paulista

Em Várzea Paulista, flagraram outro furto de motocicleta. Um homem sobe na moto que estava estacionada e sai empurrando. Com o alto número de furtos e roubos, os moradores da região se alegam que se sentem inseguros o tempo todo.

“No momento que você precisa ser socorrido e você não encontra amparo. É um desespero, uma angústia”, diz o morador, que preferiu não se identificar.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que as ações de patrulhamento nas três cidades estão sendo intensificadas de acordo com os registros das ocorrências. Além disso, nos primeiros seis meses deste ano, recuperaram 240.