
Mais uma conquista da nossa Terra Querida! Jundiaí ficou em segundo lugar na categoria Transparência de Dados do Estado de São Paulo da 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, com nota 9,12. A Escala Brasil Transparente é um ranking da Controladoria Geral da União, que avalia todos os estados e municípios com mais de 50 mil habitantes no Brasil.
Jundiaí perdeu apenas para Piracicaba, que teve a nota final de 9,32. Ainda assim, a cidade passou Santos (8,59), Bauru (8,05), Franca (7,73), Itaquaquecetuba (5,45), Mogi das Cruzes (4,65), São Vicente (4,32), Diadema (3,99) e Carapicuíba (3,3). Além disso, Jundiaí ainda superou as notas médias de capitais (8,73) e estados brasileiros (8,8).
Os critérios analisados para distribuição das notas dos municípios foram variados, como a existência de uma plataforma específica para transparência, compartilhamento de informações sobre receitas e despesas, contratos e licitações.
Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ferramentas digitais de comunicação de dados como o Portal da Transparência e o Observatório Jundiaí, são aliados da cidade desde o início da gestão municipal. “Ter transparência em suas ações é estar alinhado com o futuro, é mostrar para a sociedade o que se arrecada e no que se investe”, explica.
De acordo com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, Jundiaí investe constantemente em transparência. “Recentemente, o Observatório Jundiaí passou a contar com mais indicadores, que hoje chegam a 300”, explica. Estes indicadores são categorizados de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU.
“Ali, o morador da cidade pode ter acesso a dados que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, nas áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outras”, comenta.