Foto aérea Catedral de Jundiaí
Foto: Artur Henrique Imagens Aéreas

Mais uma conquista da nossa Terra Querida! Jundiaí ficou em segundo lugar na categoria Transparência de Dados do Estado de São Paulo da 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, com nota 9,12. A Escala Brasil Transparente é um ranking da Controladoria Geral da União, que avalia todos os estados e municípios com mais de 50 mil habitantes no Brasil.

Jundiaí perdeu apenas para Piracicaba, que teve a nota final de 9,32. Ainda assim, a cidade passou Santos (8,59), Bauru (8,05), Franca (7,73), Itaquaquecetuba (5,45), Mogi das Cruzes (4,65), São Vicente (4,32), Diadema (3,99) e Carapicuíba (3,3). Além disso, Jundiaí ainda superou as notas médias de capitais (8,73) e estados brasileiros (8,8).

Os critérios analisados para distribuição das notas dos municípios foram variados, como a existência de uma plataforma específica para transparência, compartilhamento de informações sobre receitas e despesas, contratos e licitações.

[tdj-leia-tambem]

Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ferramentas digitais de comunicação de dados como o Portal da Transparência e o Observatório Jundiaí, são aliados da cidade desde o início da gestão municipal. “Ter transparência em suas ações é estar alinhado com o futuro, é mostrar para a sociedade o que se arrecada e no que se investe”, explica.

De acordo com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, Jundiaí investe constantemente em transparência. “Recentemente, o Observatório Jundiaí passou a contar com mais indicadores, que hoje chegam a 300”, explica. Estes indicadores são categorizados de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU.

“Ali, o morador da cidade pode ter acesso a dados que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, nas áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outras”, comenta.