Representantes de Jundiaí e Várzea Paulista em reunião.
Técnicos das Unidades de Gestão de Jundiaí e Defesa Civil de Várzea em reunião na FUMAS (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta segunda-feira (13), uma reunião na sede da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), em Jundiaí, definiu a elaboração de um laudo conjunto para formalizar as interdições de residências afetadas por chuvas anteriores. Participaram do encontro o superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra, a gestora da UGADS, Luciane Mosca, o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, representantes da Defesa Civil de Várzea Paulista e moradores das áreas impactadas pelas chuvas de dezembro de 2024.

As interdições ocorreram devido ao risco de deslizamentos e desabamentos nas áreas afetadas. Embora as casas estejam em Várzea Paulista, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) regula as ações conjuntas entre Jundiaí e Várzea Paulista.

O coordenador Coronel Gimenez destacou a eficiência da atuação integrada. “Quando trabalhamos de forma conjunta, conseguimos avançar com mais eficiência. As interdições serão formalizadas em um único documento, assinado pelos coordenadores de Defesa Civil de Jundiaí e Várzea Paulista, eliminando dúvidas geográficas e facilitando a aceitação das medidas e adoção das providências, por ambas as cidades”, explicou Gimenez.

[tdj-leia-tambem]

A UGADS e a FUMAS já trabalham na elaboração dos laudos e no planejamento para atender às famílias. Entre os benefícios estão auxílio-moradia e benefício eventual. Para casos sem alternativas imediatas, será disponibilizado acolhimento emergencial por até 10 dias, enquanto as famílias se organizam com os auxílios.

Jeferson Coimbra reforçou o compromisso da gestão municipal com o atendimento humanizado e a resolução eficiente dos problemas. “Acolhimento e diálogo são essenciais para nossa administração, que busca trabalhar de forma integrada e solidária”, afirmou.

Na próxima semana, equipes técnicas de Jundiaí e Várzea Paulista farão uma visita às áreas afetadas para avaliar medidas técnicas e minimizar os riscos na região.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2