Autoridades de Jundiaí em visita à serra do Japi
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Serra do Japi, lançou no sábado (12) o programa ‘Conhecer para Preservar’, que busca ampliar o potencial de educação ambiental da região e divulgar as pesquisas científicas desenvolvidas na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi e na Base Ecológica da Serra.

Com o propósito de mostrar que conhecer o meio ambiente é o primeiro passo para sua conservação, o programa será implementado em etapas. A fase inicial será voltada para visitas institucionais com foco educativo, todas agendadas e monitoradas, conforme exigência da classificação de Proteção Integral do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).

Visitas monitoradas e aprendizado na prática

“O programa tem como objetivo apresentar as áreas públicas para que as pessoas possam conhecê-las de perto, estabelecer um contato mais profundo com a natureza e entender a importância da manutenção e preservação da Serra do Japi”, explicou André Ferrazzo, gestor da UGPUMA.

O superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli, também reforçou a proposta da iniciativa:

“Conhecer o meio ambiente ajuda a compreender a importância de preservá-lo, de respeitar a natureza e também a identificar ações que podem ser tomadas para protegê-lo”, afirmou.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Educação ambiental integrada à Rede Municipal

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a relevância do programa como ferramenta de formação cidadã e sustentável, especialmente entre os jovens da cidade. “As visitas monitoradas são importantíssimas para que possamos ter cada vez mais a educação ambiental. Nesse contexto, o ‘Conhecer para Preservar’ vem ao encontro do programa ‘Escola da Gente’, que irá contemplar as políticas públicas de Educação do Município. Um dos objetivos é trabalhar com a educação ambiental para os 37 mil alunos da Rede Municipal de Ensino”, afirmou.

A gestora adjunta da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Andrea Fernandes Gimenes Ferreira, acrescentou:

“Queremos mostrar a importância da sustentabilidade. As escolas poderão se tornar ambientes multiplicadores para nossas crianças. É uma oportunidade única de aprendizado, com vivências que aproximam os estudantes da natureza”, concluiu.

[tdj-leia-tambem]

Como participar

Para mais informações sobre o programa ‘Conhecer para Preservar’ e agendamento das visitas monitoradas à Serra do Japi, os interessados devem acessar o site oficial, clique aqui!