Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na segunda (14) e terça-feira (15), o Gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, participou do I Encontro Nacional de Gestores de Cultura (ENGCult). Com o tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil”, o evento aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. O encontro de gestores teve como objetivo gerar reflexão e debates, além de despertar soluções para enfrentar os atuais desafios da área no país.

Participaram do encontro a Ministra da Cultura, Margareth Menezes; a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia; a Secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Marília Marton; além de mais de mil gestores de todo o Brasil.

Um dos temas abordados foi a garantia dos Direitos Culturais no atual contexto brasileiro. Vale salientar que o Direito à Cultura é um dos eixos do Programa Cidade das Crianças, aplicado em Jundiaí. Outro assunto discutido foi a Lei Paulo Gustavo (LPG). A cidade está indicada para a cidade receber o valor de R$ 3,2 milhões. A gestão deve aplicar esse valor em projetos culturais contratados por edital público, conforme determinações da legislação federal.

Rede Nacional dos Gestores Municipais de Cultura

Marcelo Peroni também é presidente da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMC) do Estado de São Paulo. No encontro de gestores, o jundiaiense compôs a mesa do encontro temático sobre a “Articulação em Rede e Pontos Municipalistas”. No encerramento do Encontro Nacional, Marcelo Peroni e os demais presidentes de associoes e fóruns estaduais, representando 11 estados brasileiros, anunciaram e assinaram, na presença do representante do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos, a criação da Rede Nacional dos Gestores Municipais de Cultura.

“O encontro com tantas pessoas que movimentam a cultura no país foi uma excelente oportunidade para trocar experiências e entendermos como aprimorar nossas ações e políticas públicas no município. A cultura é um elemento transformador da sociedade e ter ela fortalecida é fundamental para o desenvolvimento da nossa população”, comenta Peroni.

[tdj-leia-tambem]