
O evento online “Comportamento Suicida: Prevenção e Abordagem” será promovido, na sexta-feira (17), das 8h30 às 11h30, pelo Grupo de Trabalho da Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio promoverá. A ação compõe o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, e o evento contará com a participação da psiquiatra e professora Karina Diniz.
O grupo de trabalho nasceu com a construção do Plano Municipal de Prevenção a Automutilação e Suicídio, através da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). “O suicídio é um fenômeno complexo e multicausal, que deve ser compreendido e abordado de forma ampla”, diz o assessor de Políticas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida. “E com a pandemia, com um isolamento maior das pessoas, entendemos que os casos podem ter se agravado e isso precisa ser discutido.”
[tdj-leia-tambem]
Para o coordenador de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Alexandre Moreno Sandri, a relevância do evento está em “promover um momento de alinhamento conceitual sobre a temática do suicídio aos integrantes do Grupo de Trabalho de Prevenção a Suicídio, o que será fundamental na elaboração do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, além de sensibilizar e capacitar diversos atores da rede de proteção para o melhor enfrentamento da questão”.