
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), iniciou nesta terça-feira (01) a Semana do Meio Ambiente, que se estende até o sábado (5), e integra o Plano Municipal de Contingência de Estiagem, onde se faz o alerta de monitoramento de imóveis e locais que apresentam reincidência de focos de incêndio. Em comemoração à essa semana e com o objetivo de promover ações que ampliem a conscientização dos munícipes, a Unidade também lança o programa Pé de Árvore, com o plantio de mudas na região do Novo Horizonte, na manhã de sábado.
Realizado nos últimos quatro anos, um levantamento do Corpo de Bombeiros aponta que há mais de 300 casos de terrenos que apresentaram reincidência de queimadas. “Para orientar e coibir que os locais não sofram com incêndios novamente, a UGPUMA promove uma campanha de conscientização, atuando diretamente com os proprietários desses imóveis. Em um segundo momento, caso seja identificado que há indícios de atividade criminal, serão aplicadas as leis vigentes e multas”, informa o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
[tdj-leia-tambem]
Os números apontam que parte dos incêndios registrados em Jundiaí, foram em beiras de estradas. “Essas ações podem ter como causa as bitucas de cigarro arremessadas por motoristas e passageiros, durante o deslocamento por essas vias. É preciso que toda a população se conscientize”, alega o Tenente Medrado, do Corpo de Bombeiros de Jundiaí.
Em 2020, o Corpo de Bombeiros combateu mais de 600 focos de incêndio na cidade e a UGPUMA vistoriou mais de 650 denúncias de queimadas via 156. No total, 50 propriedades foram multadas por negligência nos cuidados com a propriedade, ocasionando as queimadas. A lei municipal 8.858/17, chamada Lei de Queimadas, prevê multas de R$ 720 ao proprietário.
As queimadas em terrenos vazios sem roçada são as principais vilãs deste período. “Infelizmente ainda há pessoas que utilizam o fogo para limpar o mato de terrenos ou até acumulam entulho, sendo que Jundiaí possui um serviço eficiente de coletas”, lembra o diretor de Meio Ambiente, Wagner de Paiva.
O acionamento para combate ao incêndio deve ser sempre direcionado pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros. A Prefeitura disponibiliza ainda dois canais para denúncias da população. Um deles é o telefone 156 e o outro é o Aplicativo Jundiaí, através do qual além de identificar o endereço, é possível enviar uma foto e até mesmo a geolocalização do local.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		