
Em 2024, o Programa Jundiaí Empreendedora celebra três anos de atuação com resultados expressivos que reforçam sua relevância para o desenvolvimento econômico da cidade. Criado pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), o programa tem desempenhado um papel central na geração de empregos, promoção da inovação e fortalecimento da sustentabilidade local.
O prefeito Luiz Fernando Machado destaca o impacto transformador do programa. “O Jundiaí Empreendedora representa um passo importante no fortalecimento da economia local e na criação de novas oportunidades para a nossa população. Investir em inovação, apoiar o empreendedorismo e gerar empregos e renda são os pilares para o futuro de Jundiaí”.
Sancionado em 2021, o programa foi instituído pela Lei nº 9.686 para oferecer suporte integral e gratuito a empreendedores e trabalhadores locais, com foco em inovação e sustentabilidade.

Resultados que falam por si
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressalta os resultados alcançados. “Fizemos questão de criar uma lei que garantisse a perenidade da política pública de empreendedorismo e geração de empregos em Jundiaí. E os números falam por si: mais de 17 mil pessoas conseguiram emprego por meio do programa, incluindo cerca de 2 mil pessoas com deficiência, gerando dignidade para milhares de famílias”.
Além disso, o programa apoiou 2.404 empresas na seleção de trabalhadores qualificados, destacando-se como um elo essencial no fortalecimento do mercado de trabalho local.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos
Segundo Wagner Soares, gestor adjunto de Empreendedorismo, o Espaço Jundiaí Empreendedora, localizado no Maxi Shopping, já realizou mais de 105 mil atendimentos presenciais, sendo 25 mil deles voltados para o empreendedorismo em parceria com o Sebrae. Pequenos negócios também foram beneficiados com R$ 2,7 milhões em microcrédito, viabilizados pelo Banco do Povo Paulista.
O Portal Jundiaí Empreendedora também recebeu 3,4 milhões de acessos, conectando empresas e talentos, além de promover a cultura empreendedora entre jovens por meio de encontros regionais, que reuniram 800 universitários e fomentaram empresas juniores.
FENS: impulsionando negócios e sustentabilidade
A FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) é uma das ações mais impactantes do programa, reunindo mais de 2.000 pequenos e microempreendedores em seis edições no Parque da Uva e duas em bairros da cidade. A feira gerou R$ 9 milhões em faturamento e atraiu 160 mil visitantes.

Bruna Lazarini, diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, reforça a importância da iniciativa. “A FENS é um projeto essencial para consolidar a visão de desenvolvimento sustentável da cidade. Ela conecta empreendedores a oportunidades, novos clientes e parceiros, garantindo um futuro mais inovador para Jundiaí”.
Outro destaque é o projeto Crianças Empreendedoras, que já envolveu mais de 5.680 crianças, promovendo o espírito empreendedor desde cedo e preparando futuros líderes e empresários.
Programa Jundiaí Empreendedora nos bairros
Com o objetivo de democratizar o acesso aos serviços, o Jundiaí Empreendedora realiza mutirões em CRAs de diferentes regiões, abrangendo 60 bairros. Elaine Aguiar, diretora de Comércio e Serviços, explica. “Esses mutirões aproximam o programa dos trabalhadores, oferecendo a oportunidade de buscar um emprego sem precisar se deslocar até o centro”.
[tdj-leia-tambem]