Cidade de Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Cidade de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Jundiaí está entre as 22 cidades mais inteligentes do Brasil pelo ranking 2020 da Connected Smart Cities, considerado um dos mais importantes estudos sobre cidades do país. 

O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

A cidade de São Paulo se destacou como a mais inteligente e conectada do Brasil. A capital paulista conquistou o primeiro lugar nas categorias: Região Sudeste; Cidades com + de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade.

O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Em sexta colocação está São Caetano do Sul (SP); seguida por Santos (SP); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e Belo Horizonte (MG).

O anúncio aconteceu nesta terça-feira (8) durante abertura do evento Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020. Em função da pandemia da Covid-19, será apresentado no formato 100% virtual e por meio de plataforma dedicada.

O estudo

O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento nacional Connected Smart Cities.

Vencedores por eixo temático

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Curitiba; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Santos (SP); Empreendedorismo: Rio de Janeiro (RJ); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: São Paulo (SP); Saúde: Vitória (ES); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: Ipojuca (PE); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2020 estão disponíveis em: http://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual