
Em mais um evento de projeção nacional, Jundiaí surge como uma das oito cidades mais inteligentes do Brasil entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes. O ranking, feito pela Connected Smart Cities, é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta.
O ranking foi apresentado na tarde desta quarta (1), durante a abertura da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca. A primeira posição geral no ranking ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR).
[tdj-leia-tambem]
Ele considera conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais e sustentabilidade econômica.
O ranking mapeia os 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores ( 5 a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades.
Jundiaí teve nota 34,528 e está bem posicionada tanto na região Sudeste (11º) quanto no ranking geral (20º). Entre as cidades com população de 100 mil a 500 mil habitantes, estão à frente dos jundiaienses:
Vitória (ES) 37,182
São Caetano do Sul (SP) 36,942
Barueri (SP) 36,147
Balneário Camboriú (SC) 35,975
Santos (SP) 35,506
Blumenau (SC) 34,853
Jaraguá do Sul (SC) 34,774
“Ter uma gestão digital, com serviços na palma da mão para a população é meta da gestão. A boa colocação registrada pelo segundo ano consecutivo entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil e a quarta cidade paulista indicam que o caminho determinado no plano de governo é acertado”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).
A Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) é a responsável pelas intervenções no setor de tecnologia. “A implantação e ampliação de pontos de wi-fi faz parte de um conjunto de ações para tornar Jundiaí cada vez mais uma Cidade Inteligente e conectada”, explica o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi. “Um Governo Digital é aquele que coloca as pessoas em primeiro lugar e, portanto, estamos nos concentrando no que as pessoas precisam nesses tempos de mudanças rápidas.”
Segundo o gestor de Finanças e Governo, José Antonio Parimoschi, Jundiaí vem investindo em tecnologia para oferecer mais e com maior facilidade e qualidade os serviços para a população. “Para avançar, Jundiaí investiu em infovia digital interligando todos os serviços, disponibilizou serviços e atendimentos em plataformas móveis, investiu em tecnologia embarcada para o transporte público, novo portal de empreendedorismo e ferramentas de gestão. Neste ano, o foco está na digitalização da Saúde, com a implantação da teleinterconsulta”, detalha.

Dados
Entre os dados destacados no ranking da Connected Smart Cities, Jundiaí também aparece em oitavo lugar no quesito urbanismo e na 13ª posição em Economia. Neste último tópico, inclusive, são destacados o crescimento de 7,30% em relação ao número de empregos e 0,37% no número de empresas, mesmo num momento de pandemia.
No Urbanismo, recebeu nota 10 na avaliação da lei sobre Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo e nove para leis relacionadas ao Plano Diretor Estratégico.
O município conta com projetos a longo prazo com foco no avanço da inteligência e conectividade da cidade. Além dos 90 pontos de distribuição do internet gratuita para a população espalhados pela cidade, a implantação de iluminação inteligente, dispositivos sustentáveis fotovoltaicos e de reuso de água nos equipamentos públicos, redução da emissão de gases efeito estufa e poluentes até 2030, além da inovação no modal de transporte público.
“Desde 2017 nós participamos dos mais variados debates sobre cidades inteligentes pelo país, sempre buscando conhecer novas tecnologias e trazê-las para Jundiaí. A cidade mais uma vez se destaca entre os mais importantes municípios brasileiros e ficamos felizes com a posição deste ano”, explica Jones Martins, gestor adjunto de Governo e Finanças.
Desenvolvimento
Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities, ano a ano, vem auxiliando as cidades a entenderem o seu nível de desenvolvimento inteligente e sustentável, oferecendo parâmetros para que as cidades possam se planejar e criar estratégias para tornarem-se mais humanas e propiciar qualidade de vida a seus habitantes.
“A edição 2021 do ranking, mesmo com as alterações de indicadores, trazendo alguns que refletem as soluções já implantadas, apontou que algumas cidades permanecem em posições de destaque, mostrando que estas estão no caminho de trazer qualidade de vida aos seus habitantes, enquanto outras, mesmo com alteração no estudo, permanecem distante das posições ideais e precisam olhar com atenção ao planejamento da cidade”, disse Assumpção.
O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		