
Na proposta de oferecer atividades físicas e esportivas para estudantes no contraturno escolar, parceria entre a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí (UGE) e o 12º rupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy iniciaram, na terça-feira (26), as atividades presenciais do Programa Forças no Esporte (PROFESP), com os alunos dos 4º anos da EMEB Professor Carlos Foot Guimarães. Os estudantes foram levados de ônibus até o 12º GAC, e recepcionados pelos militares, que apresentaram para as crianças o cotidiano do grupamento e recebem um lanche no refeitório.
Em seguida, acontecem as atividades esportivas e, no primeiro dia do programa, os estudantes são convidados a passear no caminhão para conhecer o espaço do 12º GAC. Para encerrar as ações, os jovens alunos ainda recebem o almoço, depois voltam para a escola, onde inicia o período letivo.
[tdj-leia-tambem]
Rafaela Azevedo, 11 anos, gostou da nova experiência. “Fiz várias atividades, brinquei. Aqui é legal porque é ao ar livre e tem coisas novas. Marchamos igual aos soldados e cantamos como eles, como se fôssemos do exército”, afirmou a estudante.
A vontade de iniciar no programa era grande para os participantes. “Estava ansioso para vir, fazer um exercício físico, brincar com meus amigos, me divertir. Estou feliz por estar aqui, é muita alegria!”, declarou Nicolas Marossi, 11 anos.
O Capitão Gustavo Carvalho explicou o objetivo do PROFESP. “Promover a melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens em vulnerabilidade social por meio de atividades esportivas e recreativas realizadas nas instalações do 12º GAC. Aproveitamos para apresentar a disciplina militar, assim como estreitar o contato com a população”, contou.
A coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Física, Luciana Sampaio Nagashima, falou sobre a parceria. “Para as crianças isso é de grande valia. Aqui vão experimentar a cultura do esporte com jogos e brincadeiras. Neste primeiro dia as crianças foram recebidas pela equipe e receberam o uniforme para as atividades”.