Imagem de uma mulher pegando uma bicicleta em uma bicicloteca de Jundiaí, que possui capacetes coloridos pendurados e bicicletas organizadas dentro de um contêiner decorado.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir deste sábado, dia 8 de junho, a Fábrica das Infâncias Japy de Jundiaí ganhará uma Bicicloteca. A novidade, que integra o projeto de ciclofaixa educativa do espaço cultural, proporcionará aprendizado e conscientização sobre a importância da mobilidade sustentável.

Instalada em um contêiner com a identidade visual da campanha Pé de Infância, a Bicicloteca oferece 25 bicicletas novas. Assim, as crianças podem pedalar à vontade na ciclofaixa da Fábrica. O empréstimo é gratuito e por ordem de chegada. Mas a Prefeitura de Jundiaí reforça, a Bicicloteca é voltada para crianças entre 3 e 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis.

Além disso, a Bicicloteca conta com uma oficina equipada para pequenos reparos nas bicicletas das crianças que visitarem a Fábrica com a sua própria bike.

Aprendendo e se divertindo

As crianças que ainda não sabem pedalar podem contar com a ajuda dos monitores do Instituto AroMeiaZero.

Crianças andando de bicicleta com capacetes, acompanhadas por monitores em um espaço ao ar livre, em frente a um prédio em Jundiaí.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, destaca que a Bicicloteca é uma iniciativa que incentiva o uso da bicicleta pelas crianças. De acordo com ele, a ação promove a saúde, a sustentabilidade e a autonomia delas. “A bicicleta é um meio de transporte que contribui para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos, desde a coordenação motora até a noção de espaço e regras de trânsito”.

A Bicicloteca funciona de quinta e sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h. A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens, em Jundiaí, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

[tdj-leia-tambem]