
No último dia 06, o Governador João Dória em evento na cidade de Itupeva anunciou oficialmente que as cidades de Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo integram o primeiro Distrito Turístico do estado de São Paulo. Além do Governador do estado, o prefeito de Jundiaí esteve presente assim como outros chefes do Executivo das outras cidade e secretários municipais e estaduais.
Por conta da novidade, um projeto de lei saiu da Procuradoria Geral do Estado e vai tramitar na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) nos próximos dias. Se for aprovado a região ganhará uma vantagem competitiva com mais investimentos, atrações e visitantes.
“Jundiaí já tem um grande potencial turístico, valorizado pelo trabalho das 10 cidades que integram o Circuito das Frutas, economia próspera e a melhor rede rodoviária do Brasil, além de destinos interessantes e políticas de preservação ambiental. Agora, como parte do primeiro Distrito Turístico do estado, poderemos atrair ainda mais interessados em construir hotéis, parques temáticos e outras atrações, o que vai impulsionar a geração de emprego e renda”, destacou o prefeito Luiz Fernando.
Com a aprovação do projeto do Governo de São Paulo, as cidades poderão oferecer aos investidores mais vantagens fiscais para abrir empreendimentos, apoio jurídico e facilidade na oferta de crédito aos investidores a juros baixos.
O prefeito Luiz Fernando conta que a nossa região tem muitos locais de interesse turístico “Conforme previmos no projeto de revisão do Plano Diretor de Jundiaí, aprovado pela Câmara Municipal em 2019, os bairros do Poste, Traviú e Bom Jardim já são de interesse turístico. Foi nesta região que nasceu a nossa uva niagara”.
Os outros municípios que fazem parte do Distrito Turístico também trazem muitos visitantes, o que movimenta a economia local. Como foram construídos próximos às rodovias Anhanguera e Bandeirantes, recebem muitos visitantes de São Paulo pela facilidade do deslocamento.
Mão de obra
A diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí, Marcela Moro conta que há conversas em andamento para grandes investimentos na região “Isso vai proporcionar novos fluxos turísticos e absorver a mão de obra qualificada que a cidade já oferece, por conta de cursos e workshops do Senac, da Fatec, do Centro Paula Souza e do Fundo Social de Solidariedade (Funss)”.