
Jundiaí representará a Região Sudeste do Brasil na final da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde de Meio Ambiente (OBSMA) da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). A cidade chegou à final graças à classificação do trabalho de alunos e professores do Colégio Ser!.
Ao todo, a Olimpíada recebeu as inscrições de 799 trabalhos, de 273 escolas públicas e particulares do Brasil. Assim, reuniu mais de 13 mil alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, orientados por mais de 2.700 professores de diferentes disciplinas. A equipe finalista de Jundiaí tem 30 alunos do 1º aos 3º anos do Ensino Médio, orientados pelos professores Luccas Zillig (Biologia) e Renata Roveri (Redação e Gramática).

Todos os trabalhos inscritos passam pela etapa regional. Em seguida, selecionam o melhor trabalho para representar a região na fase nacional, que seleciona os melhores trabalhos do Brasil. A grande final acontecerá no Rio de Janeiro e reunirá 36 trabalhos finalistas.
O projeto jundiaiense
Os alunos, junto com os professores, decidiram criar uma série de manifestos e representações artísticas sobre a indústria da moda e suas problemáticas na saúde, meio ambiente e sociedade, no formato de um livro interativo, batizado de “Fast Fashion – O Lado Feio da Moda“. De acordo com os participantes do Colégio Ser!, os alunos tiveram três meses de reuniões semanais para alinhar, organizar e desenvolver o projeto.
“Inscrevemos o projeto na categoria Produção de Texto e estamos muito felizes pela nossa conquista até aqui. Os manifestos foram escritos pelos alunos, que confeccionaram o livro em tecido, papelão e outros materiais que são utilizados na indústria da moda. O resultado ficou maravilhoso!”, comenta a professora Renata Roveri. Ela explica que a Olimpíada abrange três modalidades: projeto de texto, projeto audiovisual e projeto de ciências. Além disso, dentro de cada modalidade, duas categorias: ensino fundamental e ensino médio.




“Para nós é motivo de muito orgulho poder representar não só nossa cidade, mas toda a região Sudeste em uma competição nacional criada por um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil. É o resultado de muito estudo, pesquisa e dedicação. Agora é torcer pela etapa nacional, lembrando que já estamos entre os seis melhores trabalhos do Brasil na nossa categoria”, explica Zillig, professor de Biologia do Colégio Ser!. O docente já venceu a OBSMA por três anos consecutivos.
[tdj-leia-tambem]
A final nacional deve acontecer no mês de outubro, na sede da FioCruz, no Rio de Janeiro, mas ainda não tem data confirmada. Assim, um pequeno grupo representando o colégio de Jundiaí irá até o Rio para participar do evento. Lá, uma comissão julgadora formada por profissionais de várias áreas das Ciências irá eleger qual o melhor trabalho.