
O viaduto que vai compor o novo traçado na Rua João Pinheiro dos Santos, no Jardim São Camilo, em Jundiaí (SP), acaba de ter mais uma etapa concluída. A obra recebeu quatro vigas de concreto que proporcionarão os 15 metros de vão livre sobre a nova rua do bairro.
Para que as equipes da construtora possam trabalhar na construção do viaduto, os 150 metros, entre as ruas Idalina Gonçalves Dias, no São Camilo, e Tupã, no Jardim da Fonte, permanecem interditados desde o início de abril e deverão assim permanecer até o segundo semestre, quando está prevista a conclusão da obra de urbanização do bairro.
Quem acompanha a obra de perto diariamente é o engenheiro da Fumas, José Cícero Araújo Novaes, responsável pelo núcleo do São Camilo. Ele afirma que se não houver nenhum imprevisto meteorológico nos próximos dois meses, o trecho será concluído.
De acordo com a última medição realizada nesta semana pela CEF (agente financiador do projeto), a obra já está alcançou 82% de conclusão.
“Até o momento, os três muros de contenção e que servem de sustentação à nova rua foram os trechos mais difíceis de concluir até o momento. Tivemos de construir os muros pelo sistema I, que é o entrelaçamento entre camadas de terra e geogrelhas de filamentos de polyester, e os gabiões, para que a estrutura se tornasse monolítica”, contou. Ainda acordo com o engenheiro, os três muros, somados, têm 2.083 metros quadrados de volume.
LEIA TAMBÉM:
Nova UBS Jundiaí Mirim será entregue em dezembro
Vale Verde recebe redes de água e esgoto
A construção da nova rua – que terá 700 metros de extensão e interligará a parte baixa do Jardim São Camilo à Rua Ângelo Rivelli, no Jardim da Fonte – faz parte do projeto de urbanização do bairro e proporcionará melhores condições de mobilidades para quem mora ou por ali passa.
Também dentro da obra foi realizado o prolongamento da Rua José Maria Whitaker, cujo segmento só aguarda a aplicação da última camada de asfalto, a ser aplicada no final da obra.